Boato – História afirma que um bateria Tesla precisa de 250 toneladas de materiais, movidos pela CAT994A, para ser produzida e, por isso, carros elétricos poluem mais que carros à combustão
Análise
Não é de hoje que a falta de conhecimento em relação à Ciência e a processos cria histórias absurdas na internet. E hoje, temos mais um exemplo. De acordo com uma história que está sendo compartilhada na internet, a carregadeira CAT994A queimaria 1000 litros de combustível em apenas 12 horas para produzir apenas uma bateria Tesla.
Segundo a mensagem, a CAT994A precisaria carregar 250 toneladas de materiais (lítio, níquel, manganês, aço, cobre etc) para a fabricação de uma bateria Tesla, o que tornaria o carro elétrico mais poluente do que um carro à combustão. Confira:
“Este é um CAT994A. Ele queima cerca de 1000 litros de combustível em 12 horas, move cerca de 250 toneladas de material para produzir UMA bateria Tesla. Para fabricar cada bateria, é necessário processar – 12 toneladas de sal de lítio; – 15 toneladas de minério de cobalto; – 3 toneladas de minério de níquel, – 12 toneladas de minério de cobre. E mover 250 toneladas de crosta terrestre. Para apenas uma bateria, isso equivale a aprox: – 12 kg de lítio; – 30 kg de níquel; – 22 kg de manganês; – 15 kg de cobalto; – 100 kg de cobre; – 200 kg Alumínio, aço e plástico. E as pessoas acreditam em “emissão zero” quando dirigem seus carros elétricos”.
A mensagem de hoje está sendo compartilhada junto de imagens do suposto processo e da máquina CAT994A. Mas em nenhum momento a história apresenta provas do que está sendo escrito, não existem links ou referências daquilo que se está escrito.
Em nossa checagem, separamos três questões primordiais para desvendarmos essa história: 1) O CAT994A queima 1000 litros de combustível em apenas 12 horas? 2) A produção de uma bateria Tesla utiliza 250 toneladas de material? 3) O impacto ambiental da bateria Tesla significa que carros elétricos poluem mais do que carros movidos a combustível?
Checagem
O CAT994A queima 1000 litros de combustível em 12 horas?
Não. Na realidade, de acordo com a empresa Caterpillar (responsável pela fabricação da máquina), a CAT994A consome entre 1150 e 2600 litros de combustível a cada 12 horas de funcionamento. Porém, o gasto não corresponde à produção de apenas uma bateria Tesla. Na verdade, a CAT994A é capaz de mover e cavar solo suficiente para a produção de 20 baterias por hora de funcionamento. Dessa forma, teríamos um consumo de 10 litros por bateria.
É utilizado 250 toneladas de material para produzir uma bateria Tesla?
Não. O valor apresentado na história de hoje é superestimado. A mensagem de hoje também circulou pelo mundo e acabou desmentida pelos serviços de checagem da AFP e da Italy 24. De acordo com os especialistas ouvidos pelas páginas de fact-checking, 95% do cobalto utilizado nas baterias é produzido como parte da mineração de outro metal, ou seja, o minério é extraído apenas uma vez.
Além disso, a empresa Tesla promoveu uma mudança no processo de fabricação de seus carros. Desde 2021, a Tesla produz cerca de metade de seus carros com baterias do tipo LFP (lítio, ferro e fosfato), que são mais ecológicas do que as baterias do tipo NMC (níquel, manganês e cobalto). Se isso não bastasse, alguns dos números usados na história de hoje foram arredondados e estão superestimados.
O impacto ambiental da bateria Tesla significa que carros elétricos poluem mais do que carros movidos a combustível?
Definitivamente não. A comparação é leviana, uma vez que não leva em consideração o impacto da produção de carros à combustão e, muito menos, o impacto da emissão de poluentes após o carro à combustão ser utilizado. De acordo com os estudos da empresa Tesla, o modelo 3Y de uso pessoal emite 3,5 vezes menos carbono e gases que um veículo à combustão na Europa.
Se isso não bastasse, uma análise mais apurada do site Filho do GeekTalk mostra que mesmo usando os dados fornecidos pela história, podemos observar que o carro elétrico reduz as emissões em 55% (em relação aos carros à combustão). Já se utilizarmos os dados oficiais do CAT994A, podemos concluir que a produção de um carro elétrico é 67% mais limpa do que a de um carro à combustão. Por fim, em nenhum momento as empresas de carro elétrico afirmaram que produzem utilitários 100% limpos e sem nenhum impacto. Na verdade, o que todo mundo busca hoje são produções mais limpas e com menos impactos para a natureza. Afinal de contas, o simples fato de existirmos já gera um impacto enorme no nosso ambiente.
Conclusão
Fake news ❌
Não há qualquer prova de que a máquina CAT994A precisa mover 250 toneladas para produzir apenas uma bateria Tesla e, por isso, os carros elétricos seriam mais poluentes. Os números citados na mensagem são superestimados. A CAT994A consegue mover minérios suficientes para produzir 20 baterias por hora. Por fim, a teoria de que um carro elétrico seria mais poluente que um carro à combustão é totalmente equivocada. Estudos e dados confiáveis mostram que a emissão de poluentes é muito menor, especialmente, quando o utilitário começa a ser usado.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |