Boato – Um projeto prevê a destinação da carne de cachorros abatidos para creches.
Análise
Um projeto (real) do município de Apodi (RN) está causando polêmica na internet. Criado pelo vereador Charton Rêgo (MDB), ele prevê o abate de animais de rua não reclamados em até oito dias. No projeto, há um item que prevê a destinação de algumas destas carnes para creches da cidade.
Em meio a isso, há pessoas que, além da indignação contra o projeto, estão apontando que a carne de cachorros abatidos seria destinada a creches das escolas. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:
Versão 1: Vereadores aprovam abate de cães abandonados e doação da carne para consumo em creches, no Rio Grande do Norte Parlamentares propõem medida polêmica para lidar com população de animais de rua na cidade
Versão 2: Essa notícia vem do Rio Grande do Norte. Vereador apresenta projeto para ABATER animais abandonados e doar a carne para CRECHES! Eu acho que tem mais pinel na política do que em qualquer outra atividade. O MUNDO INTEIRO POUPANDO ANIMAIS E ESSE DESGRAÇADO QUERENDO DAR CARNE DE CACHORRO PRAS CRIANÇAS!
Há alguns pontos a se ponderar na mensagem. O principal é que as mensagens estão sendo viralizadas junto com imagens de cachorros. Por isso, mesmo quando o conteúdo em texto é dúbio, tem gente falando que se tratariam de abate de cães.
Checagem
As perguntas que serão respondidas são as seguintes: 1) É verdade que o projeto em questão prevê o abate de cachorros e a destinação da carne para creches? 2) O que diz o projeto que fala do abate de animais de rua? 3) Ele será aprovado?
É verdade que o projeto em questão prevê o abate de cachorros e a destinação da carne para creches?
Não é verdade. Na realidade, o texto do projeto prevê duas coisas. A primeira é a previsão de abate de animais que não forem reclamados em até oito dias após a apreensão. Isso vale para todos os tipos de animais abandonados.
A segunda é a destinação, no caso de animais “culturalmente usados para consumo humano”, para creches e escolas municipais. Como se sabe, não faz parte da cultura no Brasil se alimentar de carne de cachorro.
O que diz o projeto que fala do abate de animais de rua, incluindo cachorros?
Além do que foi apontado, o projeto tem como caput (cabeçalho) “estabelece normas de apreensão de animais no perímetro urbano; determina critérios para a liberação e dá outras providências”. Além de dar um prazo de oito dias para retirada, o órgão também prevê o pagamento de uma taxa para o dono que queira reclamar o animal encontrado.
Vamos combinar que o projeto em questão vai contra toda a política de cuidado com animais. Aliás, o projeto se utilizada de uma prática já ultrapassada (a da famosa carrocinha). Hoje, as melhores formas de se evitar o problema se causar sofrimento aos animais são as seguintes: castração de animais em situação de rua, campanhas para que se evite o abandono de animais e fomento para que se adote animais em vez de os comprar.
Ele será aprovado?
O projeto já foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Apodi (RN). Porém, a polêmica em torno ao texto do projeto fez com que o prefeito da cidade Alan Silveira (também do MDB) vetasse o projeto. Agora, fica nas mãos dos vereadores da cidade de aprovar a medida. Se for aprovada, vai virar notícia de novo (muito provavelmente, negativa).
Conclusão
Fake news ❌
Apesar de o projeto que prevê abate de animais abandonados ser real, é falso que ele previa o consumo da carne de cachorro para consumo humano. Metade da culpa foi pela “ideia genial”, outra metade é por parte de quem a não leu direito.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |