Boato – Guilherme Boulos apareceu em uma foto junto com terroristas do Hamas na Palestina.
Análise
Com os ataques do Hamas em Israel, voltou a circular na internet uma mensagem que aponta que o deputado federal Guilherme Boulos posou com membros do grupo extremista da Palestina.
Na imagem, Boulos está na foto junto com outros dois homens e uma pedra com os dizeres “PSOL with Palestine” (algo como “PSOL com a Palestina”). Junto ao texto há mensagens apontando que as outras pessoas na imagem seriam “terroristas do Hamas”. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja um exemplo de foto:
Versão 1: Boulos, o terrorista do hamas no Brasil. Alguém sabe quem é esse garotão que está a esquerda, junto com seus amigos do Hamas? Versão 2: Olha o Boulos junto com seus amigos terroristas do Hamas Alguém sabe quem é esse rapaz que está a esquerda, junto com seus amigos do Hamas ? Sim, é ele. Sr Guilherme Boulos
@pmbnoticiasSiga e Compartilhe!! pmbnoticias.com♬ Creepy, scary, horror, synth, tension – Sound Production Gin
Checagem
Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) A foto em questão é real, é de Guilherme Boulos e foi tirada na Palestina? 2) Guilherme Boulos está com terroristas do Hamas na imagem em questão? 3) O deputado federal está apoiando o Hamas?
A foto em questão é real, é de Guilherme Boulos e foi tirada na Palestina?
Sim. As imagens são de 2018, quando o deputado federal e membros do PSOL fizeram uma visita à Cisjordânia. Na época, Boulos era pré-candidato à Presidência e estava, de acordo com esta matéria, fazendo um aceno à palestino. A foto foi tirada, mais exatamente, em Belém.
Guilherme Boulos está com terroristas do Hamas na imagem em questão?
Não está. As pessoas que estão na imagem não são terroristas e não são do Hamas. Tratam-se de aliados políticos de Boulos no PSOL (um deles é o ex-presidente do partido Juliano Medeiros. O outro é Fred Henriques). A foto, de acordo com esta publicação, foi tirada por Pedro Charbel, também membro do PSOL.
O deputado está apoiando o Hamas?
Não é o que apontam os discursos. Guilherme Boulos apontou, quando citou a questão da fake news, que condena os ataques violentos a civis, como os que mataram 250 israelenses e 232 palestinos (números do dia 8 de outubro). Ele também reforçou que continua defendendo, apesar dos ataques, a questão do povo palestino. Leia:
Minha defesa dos direitos do povo palestino é pública. Cheguei inclusive a realizar uma visita à Cisjordânia em 2018, da qual os bolsonaristas estão utilizando imagens para propagar Fake News.
Agora, condeno sem meias palavras ataques violentos a civis, como os que mataram nas últimas horas 250 israelenses e 232 palestinos. Deixo minha solidariedade às vítimas e seus familiares. Defendo uma solução pacífica e duradoura, que passe pelo cumprimento do direito internacional e das resoluções de paz.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que Guilherme Boulos tenha sido fotografado com terroristas do Hamas na Faixa de Gaza. Apesar de a foto ser real, não se tratam de “terroristas do Hamas” e sim de membros do PSOL na imagem (que é de 2018).
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)