Boato – Um vídeo mostra palestinos do Hamas urinando em corpos de vítimas de Israel.
Análise
Passados alguns dias dos ataques do Hamas em Israel, a internet se vê repleta de mensagens falsas sobre os conflitos entre o grupo extremista e o exército de Israel. A mais nova que está circulando no Brasil aponta para uma cena horrenda.
No vídeo (que não iremos exibir aqui), três homens estão próximos a corpos de outros homens. Dois deles urinam nos corpos, lançam palavras de ordem e os chutam. Leia uma das mensagens que circulam online:
Palestinos urinando em cadáveres de vítimas israelenses. É essa escória que a esquerda imunda apoia. Não sejam comedidos com esquerdista desgraçado. Quando começar a relativizar o ataque do Hamas ou culpar Israel, ajam com força e sem
Checagem
Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o vídeo mostra palestinos do Hamas urinando em corpos de vítimas de Israel? 2) Qual é a origem do vídeo e qual o idioma que as pessoas falam? 3) Podemos confirmar que o vídeo é de soldados de Israel urinando em corpos de palestinos do Hamas?
É verdade que o vídeo mostra palestinos do Hamas urinando em corpos de vítimas de Israel?
Não. Alguns pontos determinam que não se tratam de palestinos do Hamas chutando corpos de israelenses. O primeiro é a aparência e as vestimentas das pessoas. As camisetas e o tipo físico não condizem com de muçulmanos. O segundo e o terceiro estão na origem do vídeo e no idioma que as pessoas falam.
Qual é a origem do vídeo e qual o idioma que as pessoas falam?
Em todo o mundo (com exceção do Brasil), o vídeo foi compartilhado como de pessoas de Israel chutando corpos de palestinos mortos. Para além disso, o idioma das mensagens é hebraico (idioma de Israel). Usando ferramentas automatizadas, podemos descobrir que o sujeito faz “desafios aos corpos” como “levante-se”, “deixe-o descansar pra sempre” e outras coisas.
Podemos confirmar que o vídeo é de soldados de Israel urinando em corpos de palestinos do Hamas?
Mesmo com este histórico (e o vídeo foi utilizado como argumento por pessoas que defendem ações pró-Palestina) e com o idioma detectado, não podemos cravar que o vídeo tenha sido gravado no contexto dos conflitos recentes (apesar de termos visto o vídeo sendo compartilhado pela primeira vez em 8 de outubro). Como não é o ponto central na nossa checagem, vamos deixar esta questão em aberto (qualquer coisa, atualizamos aqui).
Conclusão
Fake news ❌
É falso que o vídeo que está circulando na internet mostre palestinos urinando em israelenses mortos. O idioma, o histórico e a falta de citação em fontes confiáveis denota que a tese que está circulando no Brasil é falsa. A tendência (não confirmada) é de que o vídeo mostre o contrário disso.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)