Boato – Igreja Universal do Reino de Deus está vendendo escrituras de sociedade com Deus. Vídeo foi vazado.
Uma das maiores controvérsias relacionadas à Igreja Universal do Reino de Deus está relacionada à grande quantidade de ritos que envolve a religião. Água benzida via ondas da TV, óleo ungido pelo pastor, lenços e outras coisas mais chamam atenção de quem é ou não religioso.
Desta vez, circula na internet um vídeo que aponta que a Universal estaria vendendo terrenos no céu para seus fieis. A história circula há algum tempo online, mas voltou a ganhar repercussão após ser publicada no Portal Metrópole (que já foi pivô de outras historinhas desmentidas aqui). Leia:
A igreja Universal do Reino de Deus, em mais uma de suas campanhas marqueteiras, absurdas e anti-bíblicas, colocou à venda escrituras de sociedade com Deus.
…
Para “autenticar” o contrato, 70 pastores da IURD estariam selando o documento com o sangue do cordeiro, e à partir de então o contrato passaria a ter valor legal ante Deus.
O vídeo da divulgação da venda das escrituras foi vazada por um grupo na internet. O programa foi transmitido na internet pelo site da Igreja Universal.
..
Assista ao vídeo abaixo:
Agora vamos explicar tudo certinho. Que o tal vídeo do “contrato da fé” realmente existe, isso é verdade. Pelo o que conseguimos ver nas legendas, o vídeo não foi “vazado” e sim era um programa da Igreja Universal que passava em Lisboa.
Agora notem um detalhe. A legenda que anuncia “compre agora o seu terreno no céu!! Faça a sua sociedade/contrato de compra com Deus, e receba agora a sua escritura autenticada” foi colocada no vídeo original. Quem edita no programa Adobe Premiere conhece essa fonte.
Além disso, em nenhum momento no vídeo o pastor fala em vendas do tal contrato. Pelo o que tudo aponta, nada mais é do que um dos ritos que a igreja fundada por Edir Macedo costuma fazer por aí.
Com isso, podemos afirmar que a Igreja Universal não está “vendendo” terrenos no céu com escritura autenticada. Ela (e outras religiões) podem até estar vendendo a ideia de salvação, mas ainda não tentaram vender um local físico. Vale lembrar que na Idade Média a Igreja Católica é que vendia indulgências. Ou seja, vendia a salvação.