Boato – Parente do ex-presidente Lula foi preso em flagrante com seis milhões de reais no interior do Mato Grosso.
Vivemos uma espécie de apocalipse político. O fim dos tempos é anunciado quase a toda hora com uma notícia que impressiona mais do que a outra. É a atual presidente do Brasil que agride uma funcionária do Palácio do Planalto, o confisco da poupança ou o filho do ex-presidente que é dono da Friboi.
Que o descontentamento com a administração do país exista e seja legítimo, já concordamos. No entanto, também concluímos que oposição e descontentamento não se fazem (corretamente) baseados em mentira.
E aqui estamos outra vez para desmentir mais uma história que envolve personagens de renome do PT. Eis que agora um sobrinho do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi preso em flagrante com seis milhões de reais, que supostamente seria usado para a compra de uma fazenda a mando de Lula.
Confira o desmentido em vídeo:
Confira o texto:
‘Sobrinho do Lula foi preso com aproximadamente 6 milhões de reais
Sobrinho do Lula foi preso em Canarana/MT com aproximadamente 6 milhões de reais e disse para a Polícia que era do tio Lula e foi para comprar uma fazenda.
A delegacia está cercada à 200 metros porque a população ameaça invadir a delegacia, a força nacional já foi deslocada para o local para ajudar na segurança.
A PM de Canarana apreendeu um veículo com aproximadamente seis milhões de reais.
A princípio o dono do veículo é sobrinho do nada mais, nada menos que LULA. O dinheiro é do “abençoado” é assim que é chamado pelo apelido o dono do dinheiro. José Silvan de Melo, tem 41 anos e é investigado pelo DENARC de Recife por envolvimento com o tráfico Internacional de drogas, roubos a bancos, lavagem de dinheiro e por ai vai’.
A história se espalhou pela internet, apareceu em vários blogs e sites e se destacou também no Facebook. No entanto, em grandes veículos como o G1, nada foi dito sobre a relação do homem com Lula.
De fato, sabemos que José Silvan de Melo foi preso no município de Canarana (MT) com 3,2 milhões de reais (e não seis milhões) e que já vinha sendo monitorado pela polícia. Outro detalhe, meramente técnico, quem apreendeu o dinheiro e o veículo foi a Polícia Civil da cidade.
O suspeito tem antecedentes na Polícia e é investigado por envolvimento com o tráfico internacional de drogas em Recife. Embora José Silvan tenha alegado que a quantia era proveniente da venda de gado na região, ainda não se sabe qual a origem do dinheiro.
O que sim sabemos, é que ele teve o pedido de habeas corpus negado pela justiça e que aguarda a investigação do caso na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá. Ah sim, sabemos também, pela falta de qualquer prova contrária, de que o homem não tem nenhum parentesco com o ex-presidente Lula.
Boato barato, fraco até. E desmentido, como deve ser.
Este texto foi sugerido pelo leitor Ronaldo Cardoso de Lima. Para sugerir um tema para o Boatos.org entre em contato com a gente pelo Facebook ou pelo site.
Filho de Lula é preso no Mato Grosso?
PS: Em setembro de 2015 começou a apareceu uma nova versão do boato: ele dizia que o filho de Lula teria sido preso no Mato Grosso. O resto da história é igual o desmentido descrito acima. Ou seja, tanto a história do sobrinho como a do filho são boatos.