Boato – O jogador Calleri, do São Paulo, assumiu que é gay e revelou relacionamento com namorado em foto.
Análise
O meio do esporte, principalmente do futebol, é um dos mais homofóbicos que existem. Apenas agora que a consciência sobre a questão (que não é a única que é problemática) tem gerado punições. Mesmo assim, conteúdos ofensivos (e falsos) ainda circulam na internet.
Um deles apontam que o jogador Calleri, do São Paulo Futebol Clube teria revelado que é gay e teria assumido um relacionamento com outro homem chamado Gonzaa Fabri. Leia algumas das mensagens que circulam online:
O atacante calleri do São Paulo acaba se assumir sua relação homossexual com o argentino Gonza Fabbri. Parabéns ao Bambi 🤣😂🤣. Agora ganha até estátua no Morumbi… Chuta no calleri que é gol
Checagem
Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O jogador Calleri assumiu que é gay? 2) Qual é o contexto da história que está circulando online? 3) Se Calleri tivesse assumido a homossexualidade e o namorado, haveria problema?
O jogador Calleri assumiu que é gay?
Não. Na realidade, a teoria não só brotou do nada como tem caráter homofóbico. Não é a primeira vez que fake news do tipo circulam na internet. Já desmentidos, só para ficar em alguns exemplos, histórias falsas sobre Cássio, Fagner, Gabigol e Vidal.
Qual é o contexto da história que está circulando online?
O primeiro ponto está intrínseco na questão da homofobia. Enquanto a designação da sexualidade de alguém for motivo para ofensas, isso ocorrerá. O segundo ponto está no fato de Calleri jogar no São Paulo. Infelizmente, o clube é alvo de piadas homofóbicas.
O terceiro está em postagens dele com amigos (coisa que muita gente, como Neymar, por exemplo, faz e ninguém liga) e ter uma foto dele com o jogador do All Boys Gonza Fabri na praia. Detalhe: há fotos de todos os amigos juntos e não só dos dois. No fim, não há nada que sustente a tese.
Se Calleri tivesse assumido a homossexualidade e o namorado, haveria problema?
Esse deveria ser o ponto mais importante. Apesar de não ter nada que sustente a tese, o fato de alguém ser gay ou não não deveria ser fruto de discussão ou de “zoeira”. Ele não é (ou pelo menos nada indica que seja), mas se fosse (assim como qualquer pessoa) não haveria problema algum.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que o jogador Calleri tenha assumido que seja gay ou publicado uma foto com namorado. Trata-se de mais uma fake news de cunho homofóbico que circula na internet e a foto é de uma imagem com amigos.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).