Boato – Lula vai assinar um decreto proibindo o uso de cadeiras em bares após reação a um assalto ter sido filmada.
Análise
Um vídeo de uma reação a um assalto no qual pessoas que aparentaram trabalhar em um restaurante está circulando junto com mensagens que apontam que o caso está suscitando uma atitude por parte do presidente Lula.
De acordo com as mensagens, Lula teria assinado um decreto proibindo o uso de cadeiras em bares para evitar que ladrões se “machuquem” em ações. Leia a mensagem que está circulando online:
🚨🚨Lula acaba de assinar um decreto proibindo ⛔ o uso de 🪑 cadeiras em bares , pois as cadeiras acaba atrapalhando o trabalho dos seus eleitores !! 😂😂😂
Checagem
Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Lula criou um decreto que vai proibir cadeiras em bares? 2) Há alguma chance de Lula editar um decreto que visa proibir cadeira em bares? 3) Qual é o contexto do vídeo que está viralizando?
É verdade que Lula criou um decreto que vai proibir cadeiras em bares?
Não. Não há qualquer decreto de Lula que preveja a tal decisão de proibir cadeira em bares e restaurantes. Além disso, a ideia seria absurda.
Há alguma chance de Lula editar um decreto que visa proibir cadeira em bares?
Por ser absurda, são muito pequenas as chances de Lula resolver editar um decreto que proíba os tais utensílios. Não é preciso ser um gênio para ver que as pessoas agiram em legítima defesa. Talvez, a única questão foi o fato de reagir a um assalto e causado risco a si mesmo.
Qual é o contexto do vídeo que está viralizando?
O vídeo ocorreu em uma padaria de Porto Velho, em setembro de 2021. Na ocasião, um assaltante tentou roubar o estabelecimento enquanto um funcionário deu uma cadeirada.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que Lula tenha lançado um decreto que proíbe o uso de cadeiras em bares e restaurante. Trata-se de uma fake news que surgiu em cima de um fato ocorrido antes de ele ser eleito novamente.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).