Boato – WhatsApp vai deixar de funcionar no dia 31 de janeiro de 2024 se você não atualizar o aplicativo e sistema operacional.
Análise
Uma notícia publicada por alguns blogs (que, em alguns casos, se utilizam de ferramentas de inteligência artificial para a produção dos textos) tem deixado algumas pessoas preocupadas. Ela aponta para algo que poderia ocorrer com o WhatsApp no dia 31 de janeiro de 2024.
Os textos, que não são lá muito claros, dão a entender que o WhatsApp vai deixar de funcionar no dia 31 se você “não fizer uma coisa”. No texto, é dito que a partir deste dia o aplicativo não vai mais aceitar celulares com sistema operacional inferior ao Android 5.0 e iOS 12.0.
“Dia 31 será o último dia de WhatsApp para quem não fizer isso”, diz uma das mensagens (que também está sendo divulgada por ferramentas como o Google Discover).
Checagem
Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o WhatsApp vai deixar de funcionar no dia 31 de janeiro? 2) Há alguma atualização do aplicativo relacionada a sistema operacional prevista para 31 de janeiro? 3) É verdade que quem não tem Android 5.0 ou iOS 12.0 não pode usar o aplicativo?
É verdade que o WhatsApp vai deixar de funcionar no dia 31 de janeiro?
A primeira impressão para algumas pessoas é de que o WhatsApp vai deixar de funcionar para todas as pessoas no dia 31 de janeiro se a gente não “atualizar o sistema”. Essa informação não procede.
Primeiro, porque o WhatsApp está funcionando normalmente para a maioria absoluta dos usuários (no máximo, casos pontuais podem estar de fora disso). Segundo, porque não há previsão de “nenhuma virada” no aplicativo para a data em questão.
Há alguma atualização do aplicativo relacionada a sistema operacional prevista para 31 de janeiro?
Não. Periodicamente, o WhatsApp deixa de oferecer suporte para versões mais antigas de sistemas operacionais de celulares (como o Android e o iOS). Não é o caso da data de 31 de janeiro de 2024.
De acordo com notícias em sites confiáveis de tecnologia, a única mudança prevista nesta data está no backup do aplicativo, que agora passará a ocupar espaço em aplicativos como o Google Drive.
É verdade que quem não tem Android 5.0 ou iOS 12.0 não pode usar o aplicativo?
Sim. Porém, não se trata de uma regra nova. A limitação do sistema operacional para, no mínimo, Android 5.0 foi anunciada em outubro de 2023 e está valendo desde novembro do ano passado. Com o iOS 12, a mudança é mais antiga ainda. Desde 2022, o aplicativo já não funciona em aparelhos com versões mais antigas do sistema operacional.
Vale apontar que, se o seu telefone tem suporte para versões mais recentes do sistema operacional, ele normalmente atualiza automaticamente ou, no mínimo, notifica você que há uma atualização disponível. Ou seja: normalmente, não é preciso nada para ter o sistema operacional mais recente em seu telefone.
Conclusão
Exagerado 🗣️
Com muita condescendência, vamos classificar o conteúdo como exagerado. Na realidade, foi um factoide criado por páginas que não têm lá muita qualidade e visam apenas caçar cliques.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).