Boato – Vovô Anésio, que grava vídeos na internet e é avô do Caio, faleceu hoje, em fevereiro de 2024.
Análise
Se você é um assíduo usuário das redes sociais, com certeza já se deparou com algum vídeo do vovô Anésio. O idoso mora em Rincão (SP) e todos os seus vídeos são gravados pelo seu neto, Caio Fiori, que retratam a rotina dos avós, trends atuais e momentos de descontração.
Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a família não teria uma notícia nada boa para seus seguidores. Segundo a história, ele teria falecido hoje, deixando toda a família arrasada, em especial, seu neto Caio Fiori. “Tão difícil saber que vc se foi vovó anesio. saudades #luto #vovoanesio”, diz uma das mensagens que circulam online.
A notícia comoveu toda a internet e causou burburinho nas redes sociais, especialmente, no Tik Tok e no Instagram, onde o vovô Anésio e seu neto Caio são mais ativos. Apesar disso, a história apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.
A partir daí, resolvemos procurar por mais informações e vamos te contar, em três etapas, os motivos para não acreditar nessa história: 1) Quem é vovô Anésio e quem é o Caio? 2) O vovô Anésio (do Caio) morreu? 3) Como eles estão no momento?
Checagem
Quem é vovô Anésio e quem é o Caio?
Vovô Anésio é um senhor de 86 anos que começou a fazer sucesso na internet, após seu neto, Caio Fiori, começar a compartilhar a rotina dos avós nas redes sociais. Caio decidiu começar a gravar seus avós, após o vovô Anésio sofrer seu quinto infarto em 2020. A ideia era criar registros e memórias felizes para guardar como lembrança. Em 2021, a ideia de Caio superou a fronteira familiar e ganhou o mundo, após os vídeos dele viralizarem na internet.
O vovô Anésio (do Caio) morreu?
Não. Felizmente, trata-se apenas de uma fake news. E, infelizmente, essa história surgiu a partir da maldade de alguém. Uma página na internet compartilhou um vídeo que mostra o cortejo de um caixão sendo levado até o cemitério. No vídeo, há a legenda: “tão difícil saber que você se foi, vovô Anésio”. E logo abaixo, colocaram uma foto dele e de Caio Fiori, seu neto. A partir daí, centenas de publicações lamentando a suposta morte começaram a circular nas redes sociais e o caso está ganhando cada vez mais visibilidade.
Como eles estão no momento?
As redes sociais do vovô Anésio e de Caio Fiori continuam recebendo conteúdos e os dois seguem gravando novos vídeos. Entretanto, em fevereiro de 2024, Caio Fiori gravou um desabafo onde conta a atual situação de saúde de seu avô. De acordo com ele, o idoso sofre de depressão e, assim como todos os portadores da doença, ele possui bons e maus momentos. Caio destacou que, nesse momento, o vovô Anésio não se encontra bem e chegou a parar de tomar todos os seus remédios por conta própria, o que deixou toda a família preocupada. Em seu desabafo, ele ainda destaca que está sofrendo muito com toda a situação, pois ama seus avós e quer ver o vovô Anésio bem e feliz. Ele também pediu o apoio e a paciência de todos os seguidores que os acompanham.
Conclusão
Fake news ❌
É mentira que o vovô Anésio, avô do Caio, morreu hoje, em fevereiro de 2024. Não há nada que indique que ele tenha falecido. Na realidade, a história surgiu a partir de uma maldade que fizeram na internet. Uma página publicou o vídeo do cortejo de um caixão sendo levado até o cemitério. No mesmo vídeo, há uma legenda se despedindo e uma foto dele com o neto Caio Fiori. A partir daí, a história se espalhou nas redes sociais e já existem centenas de publicações lamentando a suposta morte do vovô Anésio. Mas ao contrário do que o vídeo diz, o vovô Anésio está vivo. Inclusive, em fevereiro de 2024, o neto Caio Fiori publicou um desabafo, onde diz que o vovô está enfrentando uma depressão.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).