Boato – O ex-ministro do STF Teori Zavascki não morreu. Ele está vivo nos EUA e tem um dossiê contra a corte e a esquerda.
Análise
A internet tem conteúdos sendo criados para quase todos os nichos. O que vamos falar hoje, por exemplo, foi criado para o nicho de lunáticos.
Um vídeo de um homem já conhecido por espalhar desinformação e teorias da conspiração sem o mínimo lastro na realidade “denuncia” para uma suposta bomba (ou B-o-m-b-a): o ex-ministro do STF Teori Zavascki estaria vivo.
O vídeo aponta mais do que isso: Teori Zavascki estaria nos Estados Unidos e teria um dossiê que seria a “bala de prata” anunciada por Bolsonaro em 2022 para acabar com a esquerda e o STF do Brasil. Leia a transcrição do vídeo:
A pergunta é a seguinte o Teori está vivo? Eu vou falar não sei se dá problema aqui na na internet mas eu vou falar o Teori está vivo sim o Teori está no Estados Unidos ele está com malas e malas de documentos de provas e ele é o homem B-O-M-B-A, né. O homem é chamado homem B-O-M-B-A. Eu Tô evitando algumas palavras assim você sabe né que o algoritmo aqui não permite né coisas assim mais fortes.
Então é esse é a famosa bala de prata e essa bala de prata vai ser usada no momento oportuno e ela é uma bela ela e eerteira ela é é é é Mortífera né é a bala que quando for disparada por isso que o capitão disse eu tenho uma bala de prata né e ele tem essa bala aliás ele tem mais de uma né ,tem outra também que é uma uma uma famosa senhora aí também que está voltando no mundo dos que partiram. Que a gente fala assim: a volta doz que não foram e a chegada antes que nem saiu.
Então essa base de prata ela vai se disparada em algum momento que for oportuno ou ter interesse em estar vivo. Mas então eu vou contar como é que foi a história se vocês quiserem saber.
Checagem
Sim. Fomos obrigado a vir aqui para fazer a checagem do conteúdo. Isso será feito respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que o ex-ministro do STF Teori Zavascki está vivo e morando nos EUA? 2) Teori Zavascki tem ou tinha um dossiê “bala de prata” contra a esquerda e o STF? 3) O que mais podemos falar sobre o conteúdo que está viralizando?
É verdade que o ex-ministro do STF Teori Zavascki está vivo e morando nos EUA?
Não. A história (assim como outras informações bombásticas que circulam na internet) tem a junção de dois elementos que fortalecem a tese de “boato sem comprovação”: uma denúncia pesada e nenhuma prova.
Além disso, a história não tem lastro em nenhuma fonte confiável. Mais do que isso: a história não tem a mínima lógica. Se você não sabe, Teori Zavascki morreu em um acidente aéreo em 2017 e não há qualquer indício (pelo menos entre pessoas com sanidade mental) de que a “morte tenha sido forjada”.
Teori Zavascki tem ou tinha um dossiê “bala de prata” contra a esquerda e o STF?
Novamente, estamos diante de palavras ao vento. Não dá para confiar na teoria de que o ex-ministro do STF tenha “um dossiê bala de prata” até porque ele não ter condições de “ter nada” uma vez que já faleceu.
Teori não tinha o perfil de ser alguém que guardaria um dossiê contra a “esquerda brasileira”. É bom lembrar que foi, na realidade, nomeado, inclusive, por Dilma Rousseff e sempre se pautou pela tecnicidade nos tempos de ministro do STJ e STF.
O que mais podemos falar sobre o conteúdo que está viralizando?
Esse tipo de história tem um objetivo (algo que temos visto bastante entre influenciadores): gerar polêmica, chamar atenção e garantir visualizações. É óbvio que se trata de algo que a pessoa que falou acredita que seja verdade. Há uma consequência dele: as pessoas acabam sendo ludibriadas com uma realidade alternativa e virando massa de manobra (como podemos ver no 8 de janeiro de 2023).
Conclusão
Fake news ❌
É falsa e absurda e teoria da conspiração que aponta que Teori Zavascki esteja vivo e tenha um dossiê contra o judiciário. Trata-se de um conteúdo sem nenhum lastro na realidade e sem lógica que viralizou entre perfis mais radicais de direita.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).