Boato – O general do STM Lourival Carvalho aprovou a expulsão de Tomás Paiva, comandante do Exército, por crimes de traição.
Análise
Já falamos algumas vezes que têm fake news com a pura e simples função de fazer com que lunáticos sejam alimentados e fiquem cada vez mais lunáticos. É o caso dos conteúdos que surgem em canais “segmentados” no YouTube.
Enquanto mentiras deslavadas são inventadas, os donos das páginas acabam lucrando com visualizações. No caso de hoje, é dito que o “general do STM teria aprovado a expulsão do comandante do Exército por traição”.
No vídeo, que não passa de uma série de conteúdos sem lastro na realidade, é dito que o ministro do STM Lourival Carvalho teria expulsado Tomás Paiva do comando do Exército por ele ter “recebido propina de Alexandre de Moraes”. Leia:
General do STM aprova expulsão de comandante do Exército por crimes de traição: O general Lourival Carvalho, ministro do Tribunal Militar, aprovou por unanimidade a expulsão de Tomás Paiva do Exército Brasileiro. O general Carvalho realizou fortes declarações ao revelar que o exército foi dilacerado por pessoas mal intencionadas, e cabe ao Superior Tribunal Militar restaurar a ordem na instituição, que vem sendo criticada pela população, onde a credibilidade nunca foi tão baixa.
Hoje, Tomás Paiva submeteu o Exército Brasileiro a mais um vexame, ao atacar generais íntegros que não se venderam à bandidagem de Brasília em troca de mansões e carros de luxo. O general Carvalho pediu o bloqueio dos bens de Paiva, pois suspeitam que ele enriqueceu ilicitamente ao aceitar propinas e subornos do Governo Federal. Delatores revelaram para o Tribunal Militar que Paiva usou laranjas para receber dinheiro vivo de integrantes do Governo Federal, para autorizar a cooptação do Exército Brasileiro a ser submetido por um lunático projeto de Ditador.
Na frente dos próprios parlamentares na Câmara Federal, o comandante Paiva admitiu que por várias vezes participou de reuniões privadas com o Ministro Alexandre de Moraes, mas omitiu algumas informações, o que levantou questionamentos por parte do Tribunal Militar. Os próprios oficiais subordinados a Paiva foram até o STM denunciar o comandante por praticamente vender o Exército Brasileiro para Alexandre de Moraes.
Checagem
Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o ministro do STM Lourival Carvalho aprovou a expulsão do comandante do Exército Tomás Paiva? 2) O ministro do STM poderia destituir um comandante do Exército? 3) As acusações contra Tomás Paiva e Alexandre de Moraes são reais?
É verdade que o ministro do STM Lourival Carvalho aprovou a expulsão do comandante do Exército Tomás Paiva?
Não. Ao procurar por fontes confiáveis sobre o assunto, nada encontramos. A história só consta nos mesmos perfis que já foram fonte de outras histórias falsas e absurdas que servem para fomentar a extrema-direita no Brasil. Ou seja: surgiu do nada.
O ministro do STM poderia destituir um comandante do Exército?
Vale apontar que o conteúdo é tão absurdo que sequer é competência do STM a escolha ou derrubada de comandantes das Forças Armadas. Conforme aponta esta matéria, a escolha fica a cargo do presidente da República. Além disso, as acusações citadas na mensagem (como é de imaginar) também são ficção.
As acusações contra Tomás Paiva e Alexandre de Moraes são reais?
Não. Assim como em tantos outros casos, o vídeo em questão não passa de uma série de invenções contra Tomás Paiva e Alexandre de Moraes. Os mesmo perfis já haviam inventado uma história muito similar. Na época, foi dito que o STM mandou “prender” o comandante da Marinha”. Obviamente, era uma mentira deslavada.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que o ministro do STM Lourival Carvalho tenha dito que Tomás Paiva seria afastado e que haja qualquer acusação relacionada a ele e ao ministro do STF Alexandre de Moraes. Fake duplo e de uma fonte já conhecida por aqui.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).