Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > História que cita Albert Einstein e a prova do “ponto preto em folha branca” é falsa

História que cita Albert Einstein e a prova do “ponto preto em folha branca” é falsa

Einstein entregou folha branca com ponto preto para alunos em prova quando era professor, diz boato (Foto: Repdorução/Facebook)

Boato – Albert Einstein, quando era professor, entregou uma folha branca com um ponto preto como uma prova para alunos.

Análise

Uma história de “inspiração” está circulando na internet por meio de um vídeo criado e dublado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Ela apontaria para algo “incrível” que teria ocorrido com Albert Einstein.

De acordo com a mensagem, Albert Einstein, quando era professor, resolveu dar uma prova para seus alunos que continha um ponto preto no centro de uma folha branca.

O texto aponta, ainda, que a “prova” era para que os alunos olhassem para a “parte branca do papel” e não focasse no “ponto preto”. Ao fim, é dito que não devemos permitir que “problemas” ofusquem a beleza da vida e blá, blá, blá. Leia:

Um dia Einstein entrou na sala de aula e pediu para que os alunos se preparassem para uma prova surpresa. Todos esperam ansiosamente para o início da prova. Colocou a folha branca em cada carteira como de costume, e de seguida pediu para que virassem a folha mas, para a surpresa de todos ao virar a folha só tinha um ponto preto no meio da folha.

Einstein, vendo a expressão facial de todos disse para escrever o viam naquele momento. Os alunos confusos iniciaram a tarefa inexplicável. No final da aula, Einstein, recolheu as provas e começou a ler cada uma delas na frente de todos alunos. Ao ler mostrava expressões variadas sem excepção. Porém, definiram o ponto preto tentando explicar sua posição no centro da folha.

Einstein coloca as provas na mesa e olha para a turma. “Eu queria lhes dar algo em que pensar.” Ninguém escreveu sobre a parte branca do papel, todos se ficaram no ponto preto, e a mesma coisa acontece em nossas vidas, porém insistimos em focar apenas no ponto preto, coisas que nos incomodam, a falta de dinheiro, as decepções de relacionamentos complicados, as manchas escuras são muito pequenas quando comparadas com tudo que temos em nossas vidas, mas são elas que poluem nossas mentes. Tirem os olhos dos pontos pretos e olhem ao seu redor. Aproveitem cada uma das suas bênçãos, cada momento que a vida lhes proporciona.
*Morar da história* :

A vida é cheia de bênçãos e momentos preciosos, não permita que pequenos problemas ofusquem a beleza que a rodeia, foque no que é bom e gratificante e aprenda a valorizar cada instante.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Albert Einstein deu uma prova com um ponto preto no centro de uma folha branca? 2) Há outros erros na mensagem sobre Albert Einstein? 3) A lição de moral do ponto preto na folha branca faz sentido?

É verdade que Albert Einstein deu uma prova com um ponto preto no centro de uma folha branca?

Não é verdade. Ao buscar por qualquer informação em fonte confiável sobre a tal história, nada consta na biografia de Albert Einstein. Não bastasse isso, a mesma história já circulou na internet com outros personagens (o mais clássico é o “jovem professor”). Ou seja: a história circulou com outras autorias antes de virar como de “Albert Einstein”.

Há outros erros na mensagem sobre Albert Einstein?

Há dois pontos, no mínimo, controversos na história. Um deles é o destaque de Albert Einstein como professor. Como físico, ele foi notável. Porém, ele foi protocolar como professor (principalmente, antes de se destacar como físico).

A segunda e mais chamativa é o caráter religioso do físico. Apesar de ter dito que tem uma religiosidade (ele disse acreditar no Deus descrito na Ética de Espinoza), ele nunca foi um entusiasta de religiões como o Catolicismo e Judaísmo.

A lição de moral do ponto preto na folha branca faz sentido?

A história até carrega uma sacada boa, mas vamos convir que um professor dar uma prova como essa (que a depender da disciplina foge totalmente ao tema) não faz muito sentido. Tem mais jeito de lição barata de autoajuda.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a história que aponta que Albert Einstein deu uma lição de moral ao entregar uma prova com um ponto preto em uma folha branca seja real. Trata-se de mais um conteúdo apócrifo que ganhou um personagem com um vídeo criado por IA.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).