Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não há qualquer prova na acusação de que PCC esteja “dominando” Receita Federal

Não há qualquer prova na acusação de que PCC esteja “dominando” Receita Federal

PCC está dominando a Receita Federal e traficando com carros oficiais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O PCC está dominando a Receita Federal e traficando drogas com o uso de carros oficiais.

Análise

Já falamos outro dia, em um desmentido que envolvia o nome do ministro da Fazenda Fernando Haddad, que muitas notícias falsas que circulam na internet surgem de notícias verdadeiras. E o caso da apreensão de cocaína em um carro da Receita Federal tem rendido acusações.

Agora, a história que circula junto com a notícia (que foi anunciada pelo programa Brasil Urgente) é de que o PCC está dominando a Receita Federal. Isto está surgindo junto com descrições e legendas de vídeos.

“PCC domina a receita federal no governo do ladrão Polícia Militar apreende carro da Receita Federal com cocaína”, diz uma das versões da história.

Checagem

Assim como no outro caso que tratamos, a história rendeu diversas informações. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder algumas delas. São as seguintes: 1) O que ocorreu no caso da apreensão dos 30 kg de cocaína em São Paulo? 2) É verdade que o caso prove que o PCC domina a Receita Federal? 3) Há alguma relação com a Receita Federal ou acusação formal contra o órgão no caso?

O que ocorreu no caso da apreensão dos 30 kg de cocaína em São Paulo?

A primeira resposta foi feita na postagem que fizemos sobre a acusação de que o carro era de Fernando Haddad.

No dia 27 de junho de 2024, a Polícia Militar de São Paulo aprendeu 30 kg de cocaína em um carro identificado como da Receita Federal. O homem que estava conduzindo o carro, um funcionário de uma empresa terceirizada que tem a responsabilidade de levar documentos, foi preso em flagrante.

É verdade que o caso prove que o PCC domina a Receita Federal?

Trata-se de uma acusação sem provas. Infelizmente, não é a primeira vez que pessoas se utilizam de veículos públicos (no caso, a pessoa é de uma empresa terceirizada). Isso não significa que uma facção tenha ligação com um órgão público. Vale lembrar também que este é um caso isolado.

Há alguma relação com a Receita Federal ou acusação formal contra o órgão no caso?

Não. Como mostra esta matéria, foi uma ação individual. A pessoa, inclusive, tinha a função de levar o carro para “lavar”. A própria Receita Federal aponta que está apurando a situação e colaborando com as investigações.

Conclusão

Fake news ❌

A acusação de que o PCC está dominando a Receita Federal é falsa. Além de ser uma acusação gravíssima que carece de provas, o caso do carro com cocaína não tem relação direta com servidores ou é algo sistemático.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).