Boato – O shopping Pátio criou um banheiro para pessoas trans ao colocar um mictório no banheiro feminino.
Análise
Nos últimos dias, o tema “pessoas trans” tem ganhado muitas pautas em torno da desinformação. Uma delas aponta para uma suposta atitude do “shopping Pátio”. Trata-se de um vídeo que mostraria o banheiro feminino com um mictório. Isso passou a ser interpretado como a criação de um banheiro para mulheres trans.
O vídeo circulou como se fosse de cidades como Maceió (shopping Pátio Maceió), Belo Horizonte (Shopping Pátio Savassi) e outros. Leia duas da mensagens que circulam na internet:
Versão 1: Usuária de banheiro feminino filma com seu filho pequeno um mictório para urinar em pé, a mesma faz considerações sobre o assunto. Veja Versão 2: Banheiro feminino agora com mictório masculino Versão 3: Banheiro feminino com mictório para trans no shopping. Só me diz como levar uma meninha para o banheiro sem ela ver a senhora urinando em pé? Versão 4:É surreal. Alarmante essa Agenda Globalista demoníaca. Agora no banheiro do Shopping Pátio Savassi, todos juntos e misturados. A vontade da minoria sufocando a maioria. A única maneira passiva de protestar é deixar de ir nesse tipo de lugar.
Checagem
Não demorou para o conteúdo viralizar como se fosse de diversos locais. Porém, a história que o acompanha é falsa. Eis as questões da checagem: 1) É verdade que o shopping Pátio de Belo Horizonte ou Maceió colocou um mictório no banheiro das mulheres? 2) Qual é o local em que o vídeo foi gravado? 3) O shopping em questão colocou o mictório para que o banheiro seja utilizado por mulheres trans?
É verdade que o shopping Pátio de Belo Horizonte ou Maceió colocou um mictório no banheiro das mulheres?
Esta é a primeira parte do fake. Apesar de a história ter circulado como se fosse de diversos locais como o Pátio Savassi ou o Pátio Maceió, o vídeo é de outro local.
Qual é o local em que o vídeo foi gravado?
Na realidade, as imagens foram gravados no banheiro feminino do shopping Patteo Olinda. Mais do que isso: não se trata de um escândalo e nem de um banheiro utilizado para pessoas trans.
O shopping em questão colocou o mictório para que o banheiro seja utilizado por mulheres trans?
Na realidade, o banheiro em questão é um banheiro masculino está sendo utilizado temporariamente como feminino no shopping Patteo Olinda. Um influenciador de direita, inclusive, desmentiu a história em vídeo. Em artigo, a Agência Lupa também desmentiu o fake. Na checagem, a própria direção do shopping destacou que não se trata de um banheiro trans.
Conclusão
Fake news ❌
Nem o vídeo foi gravado em Maceió ou Belo Horizonte tampouco se trata de um banheiro trans. A história que está circulando na internet é, duplamente, uma fake news.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).