Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que Maduro tenha sido flagrado ordenando que guarda mate manifestantes na Venezuela

É falso que Maduro tenha sido flagrado ordenando que guarda mate manifestantes na Venezuela

Maduro ordena que guarda mate manifestantes da Venezuela em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Vídeo mostra que o presidente da Venezuela Nicolás Maduro ordenou que a guarda mate manifestantes.

Análise

A situação na Venezuela continua tensa e, em meio a pressões internacionais e protestos contra o presidente Nicolás Maduro, um vídeo está viralizando online. Ele seria mais uma “prova do crime”.

No vídeo, Maduro supostamente teria ordenado que a Guarda Nacional Bolivariana “matasse os manifestantes” que se rebelassem contra o resultado das eleições no país. No vídeo, ele teria mandado que se fuzilasse as pessoas, torturasse quem fosse preso e que tudo resultasse em um banho de sangue.

“Nicolás Maduro ordena a la guardia matar a más personas (Maduro ordena que a Guarda Bolivariana mate mais pessoas)”, diz a legenda do vídeo. Leia algumas das mensagens que circulam na internet:

Versão 1: A esquerda fascista não quer largar o osso. Ditador Maduro ordena a morte de manifestantes.  Versão 2:NÃO SE TEM DIREITO DE PROTESTAR NA VENEZUELA! Ele ordena que matem? É isso mesmo? Ele ordenou matar e banho de sangue? O Brasil apoia a morte de civis?” Versão 3:MADURO: “aqui quem manda sou eu, quero que matem bastante gente” EXPLÍCITO ASSASSINO

Checagem

O vídeo é fortíssimo, foi muito compartilhado em espanhol e, claro, chegou ao Brasil (sendo compartilhado por pessoas influentes na política brasileira). Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas: 1) É verdade que Maduro ordenou a Guarda Nacional Bolivariana que mate manifestantes? 2) Qual é o contexto do vídeo que circula na internet? 3) Em algum momento, Maduro ordenou a morte de manifestantes?

É verdade que Maduro ordenou a Guarda Nacional Bolivariana que mate manifestantes?

Não. Assim como em tantos outros casos, a história não passa de um vídeo manipulado. A fala de Nicolás Maduro foi editada com o uso de ferramentas de inteligência artificial. No vídeo original, ele não fala nada sobre isso e há, inclusive, sobressaltos no áudio: a parte manipulada não tem qualquer som de fundo.

Qual é o contexto do vídeo que circula na internet?

O vídeo foi publicado pelo próprio Nicolás Maduro no dia 31 de julho de 2024. Na ocasião, o presidente da Venezuela se encontrou com um agrupamento de membros da Guarda Nacional Bolivariana e, no diálogo, falaram da situação de momento e há a classificação de fascista de quem protesta contra o governo.

Em algum momento, Maduro ordenou a morte de manifestantes?

Não encontramos uma incitação direta de morte. Porém, é claro que o governante está tratando as pessoas que o criticam como bandidos. O resultado são dados que mostram já mais uma dezena de mortes ocorridas nos protestos. 

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que mostraria Nicolás Maduro ordenando que a Guarda Nacional Bolivariana matasse manifestantes é falso. Trata-se de um vídeo manipulado com o uso de ferramentas de inteligência artificial em cima de um conteúdo publicado pelo próprio presidente da Venezuela.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Marcações: