Entre as celebridades mais citadas em boatos está o Papa Francisco. Como nem o pontífice da Igreja Católica fica de fora das balelas, o Boatos.org fez uma lista sobre as notícias mais populares e falsas sobre o Papa.
Muita mentira rola na internet, claro. Se não fosse assim, talvez o Boatos.org nem existisse, de todo modo o que os últimos anos provaram que a boataria elege alguns personagens favoritos. Políticos, celebridades, o mundo (ou o fim dele), estão definitivamente no top 10 das mentiras na web. E na lista também está o Papa Francisco. Confira 7 boatos sobre o pontífice que circulam pela internet.
1 – O Papa contra o socialismo
Logo que escolhido o Papa Francisco já caiu nas graças do povo e também nos braços das balelas da internet. Segundo essa história ainda quando era cardeal Bergoglio, o pontífice foi entrevistado pelo jornalista Cris Mathews e criticou ferrenhamente o socialismo. O boato dizia que o jornalista se sentiu tão enredado que resolveu não divulgar a entrevista. Tudo conversa fiada, claro, nunca houve entrevista e o papa nunca criticou o socialismo. Ao contrário, há indícios de que Francisco é adepto de alguns ideais do regime. Leia mais sobre o boato.
2 – Francisco, o roqueiro
Tendo assumido um lado mais ‘moderno’, o papa acabou virando alvo de uma montagem na web. Uma foto circulou pelo Facebook mostrando o pontífice vestido com a camisa do grupo de heavy metal, Black Sabath. Muita gente achou que a imagem fosse verdadeira, mas na verdade foi a apenas uma obra engenhosa de algum brincalhão que colou a logo da banda na batina que o santo padre aparecia vestindo em uma foto antiga. Criativo, porém falso. Leia mais sobre o boato.
3 – A próxima vítima
Como não poderia faltar em uma lista de boatos, temos aqui uma clássica teoria da conspiração. Segundo essa história que circulou pela internet em janeiro deste ano, o Papa Francisco era alvo de uma máfia conservadora presente dentro do Vaticano. O suposto grupo do mal iria envenenar o pontífice, assim como fizeram com João Paulo I. A mensagem de assassinato cheia de informações vagas e de tom alarmista foi só mais um hoax. Leia mais sobre o boato.
4 – Sem Adão, sem Eva e sem inferno
Geralmente o que o Papa Francisco diz vira notícia, cria-se um caso e/ou um grande reboliço. Pois foi o que aconteceu quando correu o mundo a história de que o pontífice tinha declarado não haver fogo no inferno e que Adão e Eva não são reais. A declaração supostamente feita no Conselho Vaticano III (que nunca existiu, aliás) era enorme e dava a entender que o papa é ateu. De tão falsa, essa balela foi desmentida inclusive pelo próprio Vaticano. Leia mais sobre o boato.
5 – Só Jesus na causa
Como já mencionado, as declarações e atitudes do Papa Francisco chamam a atenção das pessoas e da mídia. Bem por isso, muito do que envolve o líder católico acaba relacionado a uma história falsa ou a um mal entendido. E nem Jesus Cristo ficou de fora disso já que, segundo um dos boatos mais recentes sobre o papa, ele criticou Jesus durante sua visita aos Estados Unidos. Sites evangélicos divulgaram a homilia proferida pelo pontífice interpretando erroneamente a fala dele. Foi o suficiente para as pessoas acreditarem que o líder de milhares de cristãos tinha desdenhado Cristo, mas no fim, foi falta de entendimento e ignorância, nada mais. Leia mais sobre o boato.
6 – Um milagre do papa
Essa história causou furor na internet. Espalhou rápido porque envolvia um papa e um milagre. O boato divulgado em março dizia que o pontífice tinha feito o sangue de São Januário liquefazer durante uma celebração em Nápoles. O sangue do santo que depois de séculos coagulou teria liquefeito nas mãos do sacerdote. Porém, esse fenômeno nem é incomum, já que o povo napolitano espera anualmente que o sangue liquefaça. O grande boom da vez é que ocorreu nas mãos do papa e o povo transformou isso em milagre. Leia mais sobre o boato.
7 – O mágico da toalha
Por fim, mas não menos importante, o Papa Francisco foi envolvido até em piada. Sua viagem aos Estados Unidos, por ser histórica e muito importante, rendeu notícia seguida de notícia. E também um vídeo montagem em que o pontífice aparece fazendo o truque de puxar a toalha da mesa sem derrubar nenhum objeto. O papa mágico viralizou na internet, sem as pessoas saberem que tudo não passou de uma produção fake feita pela equipe da humorista norte-americana Ellen Degeneris. Apesar do vídeo não ser verdadeiro a piada foi divertida. Leia mais sobre o boato.