Boato – Vídeo mostra jovens que caíram de uma sacada no shopping Pátio Belém após se apoiarem em um vidro.
Análise
Confira o desmentido em vídeo:
Um vídeo terrível (que não iremos exibir aqui) está circulando na internet como se tivesse sido gravado no Brasil. Nas imagens, gravadas, provavelmente, por uma câmera de segurança, tudo parece ocorrer normalmente em uma via quando, de repente, um grupo de jovens despencam com força no chão.
Junto às imagens, que dão a entender que há feridos graves, há mensagens que apontam que o episódio teria ocorrido no Brasil. Mais exatamente em Belém: “No Pátio Belém Shopping, se apoiaram na sacada de vidro que não aguentou e quebrou”, diz a mensagem.
Checagem
Não demorou para a história viralizar com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, o caso não ocorreu no Brasil. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que jovens despencaram de uma sacada no shopping Pátio Belém? 2) De onde é o vídeo atribuído ao shopping Pátio Belém? 3) O que aconteceu no caso em questão?
É verdade que jovens despencaram de uma sacada no shopping Pátio Belém?
Não é verdade. Assim como em outro caso (que também foi utilizado o nome de um shopping Pátio), não consta em nenhuma fonte oficial ou confiável (como portais de notícias) qualquer informação sobre uma grave ocorrência no local. Além disso, uma busca pelo vídeo mostra que o caso sequer ocorreu no Brasil.
De onde é o vídeo atribuído ao shopping Pátio Belém?
O que aconteceu no caso em questão?
Um grupo estava em um mezanino de um bar esperando uma apresentação musical do músico Kevin Moreno quando despencaram do terceiro andar, de uma altura de 12 metros. Infelizmente, duas pessoas morreram na tragédia e cerca de 15 ficaram feridas.
Conclusão
Fake news ❌
O vídeo que está circulando na internet que mostra um grupo de jovens caindo de uma sacada não foi gravado no shopping Pátio Belém. A ocorrência foi no México em junho deste ano e a história é uma fake news.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).