Boato – Um bebê foi encontrado em uma mala no aeroporto de Dubai durante uma operação contra o tráfico de crianças.
Análise
Um vídeo um tanto quanto espantoso está circulando com muita força na internet e sendo utilizado como argumentação por muitas pessoas. Nas imagens, uma mala é aberta e, dentro dela, está um bebê (um tanto quanto fofo).
Junto ao vídeo, é dito que o vídeo foi de uma ocorrência de combate ao tráfico de crianças no aeroporto de Dubai. “Resgatado no aeroporto de Dubai. Pra quem acha que tráfico de crianças é teoria da conspiração. A ex-ministra Damares denunciou e foi obrigada a andar com seguranças”, diz uma das mensagens.
Checagem
A história circulou um tanto quanto na internet (seja pela vídeo ou pelo alerta). Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que o vídeo do bebê foi gravado no aeroporto de Dubai e tem a ver com o tráfico de crianças? 2) De onde é o vídeo do bebê encontrado em uma mala? 3) Há ocorrências similares registradas no aeroporto de Dubai?
É verdade que o vídeo do bebê foi gravado no aeroporto de Dubai e tem a ver com o tráfico de crianças?
Não é verdade. Na realidade, a história não passa de um ficção inventada com base em um vídeo que foi criado em um contexto completamente distinto do descrito. As imagens nada têm a ver com tráfico de crianças, aeroporto de Dubai ou mesmo Damares Alves.
De onde é o vídeo do bebê encontrado em uma mala?
O site indiano Alt News fez uma checagem incrível do conteúdo quando a história falsa se espalhou no país. O vídeo sequer é novo. De acordo com investigações da página, o vídeo foi compartilhado por uma conta no X em 2018 junto com uma série de outros vídeos do bebê em um deserto e a mesma mala (o bebê parece ser familiar). Depois disso, o mesmo vídeo passou a ser compartilhado como de um crime (primeiramente de uma filipina, depois de um paquistanês). Só agora, a história ganhou outra narrativa.
Há ocorrências similares registradas no aeroporto de Dubai?
Não consta nenhum registro em fontes confiáveis de bebês resgatados em malas por causa de tráfico de bebês no aeroporto de Dubai. O mais próximo disso que há é de um casal preso ao viajar do Egito aos Emirados Árabes Unidos com um bebê em uma mala. Não era sequestro da crianças e sim uma tentativa de fazer ele entrar no país sem visto.
Conclusão
Fake news ❌
Ao contrário do que apontam as mensagens, o vídeo que está circulando na internet não é de um caso de tráfico de crianças e sequer é recente. Inventaram a história em meio a um vídeo que viralizou na internet sem ter nada a ver com aeroporto de Dubai.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).