Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que cita Usina Delta não tem relação com incêndios de agosto de 2024 no Brasil

Vídeo que cita Usina Delta não tem relação com incêndios de agosto de 2024 no Brasil

Vídeo mostra Usina Delta colocando fogo na mata durante incêndios de agosto de 2024, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – A Usina Delta é a responsável pelos incêndios no Brasil em agosto de 2024. A prova é um vídeo que mostra pessoas colocando fogo na mata.

Análise

A situação dos incêndios em diversos estados do Brasil já está começando a se controlar. Agora, em um segundo momento, há investigações para se buscar os responsáveis pelo fogo (principalmente no interior de São Paulo).

Neste sentido, está circulando na internet um vídeo que mostra algumas pessoas colocando fogo em uma estrada. Junto ao vídeo, circulam acusações de que a Usina Delta seria a responsável pelos incêndios.

“Os incêndios são propositais Aqui a Usina Delta incendiando tudo O AGRO É CRIMINOSO” O AGRO É FOGO O AGRO MATA!”, diz uma das mensagens que se espalhou em redes sociais e dá a entender que a ação se deu no contexto dos incêndios de agosto em 2024.

Checagem

Não demorou para o conteúdo se espalhar com todas as forças na internet. Porém, a narrativa construída em torno do vídeo não é bem assim. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder ás seguintes questões: 1) O vídeo prova que a Usina Delta é a responsável pelos incêndios ocorridos em agosto de 2024? 2) Qual é o contexto do que vídeo que está circulando na internet? 3) A queima feita pela Usina Delta na ocasião é ilegal?

O vídeo prova que a Usina Delta é a responsável pelos incêndios ocorridos em agosto de 2024?

Não. Apesar de as imagens (como neste outro caso que acusava o Ibama) serem bem robustas, não é possível colocar qualquer culpa na Usina Delta em relação aos incêndios ocorridos em agosto de 2024 no Brasil. Até porque o contexto do vídeo é outro.

Qual é o contexto do que vídeo que está circulando na internet?

O vídeo não foi gravado no estado de São Paulo e não é de agosto de 2024. A própria empresa, por meio de nota publicada em redes sociais, desmentiu a alegação de que seria responsável pelos incêndios. Leia:

A Delta Sucroenergia esclarece que o vídeo que está circulando nas redes sociais foi gravado em 29 de maio de 2024, na região do Patrimônio dos Poncianos, em Conceição das Alagoas/MG. As imagens mostram a equipe aplicando a técnica do contra-fogo, prevista em lei, essencial para impedir a propagação de incêndios. As autoridades ambientais, cientes do vídeo, estiveram no local e não constataram irregularidades.

Reiteramos que a região Sudeste enfrenta incêndios intensificados por fenômenos climáticos, como a chegada da frente fria, que aumentou os ventos. Todos os nossos equipamentos e brigada estão ativamente apoiando os Bombeiros no combate aos focos de incêndio.

Além disso, alertamos que estão surgindo fake news sobre a situação. Pedimos à população que não acredite em qualquer informação sem antes verificar a veracidade dos fatos. A Delta Sucroenergia repudia qualquer ato criminoso relacionado a incêndios, reconhecendo os graves prejuízos econômicos, dos quais também é vítima, e, principalmente, os danos à saúde humana, à fauna e à flora. Pedimos que a população esteja vigilante e denuncie atividades suspeitas pelo 181.

A queima feita pela Usina Delta na ocasião é ilegal?

Não. A técnica é autorizada e, normalmente, feita anteriormente ao período de maio propagação de chamas. A técnica de contrafogo (também chamada de aceiro) é utilizada para queimar áreas que, normalmente, incendiariam com mais facilidade. Mais do que isso: os órgãos ambientais autorizaram a empresa a fazer isso.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que o vídeo que está circulando na internet mostra que a Usina Delta é a responsável pelos incêndios ocorridos em São Paulo. O vídeo é de outra situação, outro estado e resulta de uma ação considerada legal.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).