Boato – O TSE criou um novo golpe para fazer eleitores perderem seus votos ao apertar a tecla verde na tela “confira seu voto” da urna eletrônica.
Análise
Muitas das fake news que circulam no período eleitoral são recicladas de outras eleições. É o caso da história, que seria um “alerta” para algo que ocorreria na hora da votação.
Em um vídeo, uma senhora fala que o TSE teria armado um “golpe” para as eleições na urna eletrônica. Ao colocar uma tela de nome “confira seu voto”, o Tribunal Superior Eleitoral teria a intenção de anular votos.
A mulher relata que o TSE teria criado um “delay” e que o voto seria anulado se a pessoa apertasse a tecla verde (de confirma). Leia a mensagem que está viralizando na internet e também a transcrição do vídeo:
Texto: ATEÇÃO: MAIS UM GOLPE DO TSE, PARA PEGAR O ELEITOR DISTRAÍDO!!! Transcrição: Meu nome é Sheila, eu não sou muito de aparecer aqui nas redes sociais, às vezes uma foto, mas hoje eu vim aqui até vocês, desculpa a aparência, tô gripada, tô com conjuntivite, mas o que importa é que hoje não é a aparência, e sim a informação, então vamos lá. Vocês estão sabendo das modificações feitas pelo STE que diz que é pra agilizar e pra transparência da votação? Não? Então, toma cuidado.
Gente, antes a gente ia pra urna, e como era a votação? Você apertava o 22, né? E aí aparecia a foto do seu candidato e você apertava confirma na tecla verde e ok. Beleza. Como é agora? Eles criaram um delay. Eles diminuíram a urna, aumentaram a tela e colocaram no rodapé aqui embaixo da tela uma informação que diz confira o seu foto. Então você aperta o 22, esse sinal luminoso começa a aparecer, e se você apertar na tecla verde, porque não é confirma, é confira, você perde o seu voto. O seu voto é anulado. Tá bom? Então assim, o TSE, ele não está divulgando essa informação que é extremamente importante para os eleitores.
tá tudo na moita, tá tudo escondido, tá bom? Então deputados, senadores, presidente, gente, acorda! O eleitor precisa estar atento a essa mudança. Gente, esse delay em cada candidato que você vai votar, a cada três votantes, cerca de um minuto vai ser dispendido. Então acabou a celeridade, tá? Acabou uma série de coisas. Então, estejam atentos, vão com calma pra essa eleição.
E mais do que isso, por favor, as pessoas que não sabem ler nem escrever, as pessoas idosas, as pessoas mais distraídas, todas essas pessoas têm que ser informadas em como votar. Não é mais como antes. Não é só apertar o 22 e confirma. Se você Se você fizer isso, não só com deputado, senador e presidente, você vai perder o seu voto. De nada vai adiantar a gente ir pra rua, de nada vai adiantar a gente escolher com todo carinho os nossos candidatos, porque a gente vai perder o voto de todos eles. A gente vai perder de estar elegendo quem a gente quer.
Checagem
O contéudo viralizou, principalmente, por aplicativos de mensagem como WhatsApp. Porém, se trata de um fake. Mais do que isso: um fake antigo. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o TSE deu um golpe e vai anular voto de quem apertar a tecla verde em “confira seu voto”? 2) O que acontece se você apertar a teclar verde “confirma” na tela “confira seu voto”? 3) Faz sentido citar um “golpe do TSE” para anular votos nas eleições?
É verdade que o TSE deu um golpe e vai anular voto de quem apertar a tecla verde em “confira seu voto”?
Não. Como falamos, se trata de um fake antigo. Ao contrário do que alega a mulher do vídeo, a tecla “confirma” não “anula o voto” do eleitor. Na realidade, a “novidade” (que não é mais uma novidade, visto que surgiu nas eleições de 2022) não resulta em anulação de voto.
O que acontece se você apertar a teclar verde “confirma” na tela “confira seu voto”?
Falamos sobre isso em 2022. Relembre o que escrevemos sobre o assunto: “E sabe o que acontece se você apertar “confirma” enquanto estiver na tela “confira seu voto” (algo que dura 1 segundo)? Nada. Na realidade, todas as teclas (não só o botão “confirma” como também o botão “corrige”) ficam bloqueadas durante a tela “confira seu voto”. Na simulação que fizemos no site do TSE (faça aqui, é bem divertido), a urna deu um som de erro e não foi possível confirmar. Um segundo depois, o “confirma” foi desbloqueado””.
Faz sentido citar um “golpe do TSE” para anular votos nas eleições?
Não. O que adiantaria “anular” um voto de alguém se você não sabe em quem a pessoa votou? Além disso, ao contrário do que muitas pessoas colocam como “mantra”, é falso que haja qualquer prova de que as urnas eletrônicas sejam fraudadas nas eleições. Todas as “provas” (assim como a de hoje) são falsas.
Conclusão
Fake news ❌
Não é verdade que o TSE resolveu “dar um golpe” para anular votos de quem aperta o “confirma” no momento em que a tela “confira seu voto” está ativo. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular na internet.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).