Boato – Ciclistas de Barra Bonita (São Paulo) flagraram um homem em uma caminhonete colocando fogo na mata (em uma plantação de cana) de forma criminosa.
Análise
Em meio aos problemas causados pelos incêndios Brasil agora, estão circulando na internet mensagens que apontam para uma denúncia gravíssima.
Um vídeo que teria sido gravado, supostamente, por ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP), mostra um homem colocando fogo em um canavial. Junto ao vídeo, há mensagens que sugerem que se trataria de um crime. Leia a mensagem que acompanha o vídeo e o veja:
Ciclistas da Barra Bonita – SP, flagraram a situação e filmaram. Esse é o aquecimento global que querem nos enfiar guela abaixo. Bora compartilhar ! Prendam esse fdp, está fácil de pegá-lo é só identificar a placa do carro
Checagem
O vídeo, de fato, chama muita atenção na internet. Porém, é perigosíssimo fazer acusações deste tipo sem provas. E, no caso em questão, a acusação contra a pessoa é falsa. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Qual é o contexto do vídeo do homem colocando fogo que teria sido gravado em Barra Bonita? 2) O homem da caminhonete estava cometendo um crime ao colocar fogo na mata? 3) O que ele falou sobre o assunto?
Qual é o contexto do vídeo do homem colocando fogo que teria sido gravado em Barra Bonita?
O vídeo circulou como se fosse da cidade de Barra Bonita. Ao buscar por mais referências sobre o assunto, descobrimos um depoimento da pessoa filmada. Trata-se de um homem chamado Diogo. Ele trabalha para a empresa JS de Igaraçu do Tietê (que fica do lado de Barra Bonita). E, ao contrário do que apontam as mensagens, não se trata de um crime.
O homem da caminhonete estava cometendo um crime ao colocar fogo na mata?
O próprio Diogo gravou um vídeo para redes sociais relatando que o que ele estava fazendo era um aceiro (técnica de queima controlada em que se extingue o fogo se incendiando um trecho de forma controlada para evitar que ele se espalhe).
O que ele falou sobre o assunto?
Ele explicou a situação, disse que trabalha para justamente evitar que o fogo se alastre e lamentou que as pessoas que filmaram nada fizeram para o ajudar no combate às chamas. Leia a transcrição do que ele disse e veja o vídeo:
Boa tarde a todos. Saiu uma notícia hoje à tarde, que nós estávamos… Seu nome é Diogo, é um mirante, né? E que nós estávamos tacando fogo ali. Na verdade, aquele fogo foi criminoso. O fogo iniciou, pelo que eu pude constatar, no alto, na divisa entre a Fazenda São Benedito e a Fazenda do Natal, com tendência a se propagar para a APP que tem aqui embaixo, na beira do córrego, aqui na antiga Vista Alegre, e depois talvez se propagar para a pista e tomar dimensões que ninguém pode prever qual a dimensão.
Sou técnico agrícola, também sou responsável pelo herbicida do grupo JS, e tenho bastante experiência em controle de fogo. O que eu estava fazendo, na verdade, chama-se aceiro controlado, ou seja, controlar o fogo com o fogo que estava descendo, para evitar que o fogo se propagasse para a quadra de baixo e passasse para a TP.
Agora, para quem não sabe o que é isso, ao invés de estar falando besteira, minha intenção jamais é tacar fogo, porque o nosso programa, o programa do grupo JS, não é tacar fogo, não é tacar fogo em nada. O grupo é produtor de cana, então o grupo JS quer produzir cana da melhor maneira possível, com as normas adequadas.
Agora, quando tem um fogo, não tem outra solução a não ser que tacar fogo de encontro, que chama-se aceiro controlado. Então fica aí a sugestão: ao invés de ir lá, por que não veio me ajudar a controlar o fogo, a tentar controlar o fogo? Graças a Deus, conseguimos controlar o fogo, ele não passou na APP, nosso serviço foi revisto. Queremos agradecer ao pessoal da usina San Manuel, do tanque de brigada da San Manuel, que veio nos auxiliar. Então, queremos agradecer a esse pessoal, ok?
Conclusão
Fake news ❌
Nem tudo é o que parece. Ao contrário do que apontam as mensagens, o homem flagrado incendiando o local em questão não estava cometendo um crime. Como ele mesmo falou, o que ele fez foi uma tentativa de fazer com que o fogo não se alastrasse para outros locais. História falsa e acusação sem provas.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).