Boato – A PM de São Paulo resolveu utilizar um escudo com imagem de uma Carteira de Trabalho para usar em manifestações do PT, MST e outros movimentos.
Análise
Nas eleições municipais em São Paulo, uma figura tem chamado atenção: é a do ex-coach (como ele se intitula) Pablo Marçal. Candidato à Prefeitura da cidade, ele tem chamado atenção pelo discurso ácido, acusações sem provas e também alcance na internet.
Um dos conteúdos que têm obtido alcance em redes sociais como o TikTok e Kwai aponta que PM de São Paulo teria aderido a algo que ele “inventou”. Para “combater” movimentos sociais, a corporação iria utilizar um escudo em formato de Carteira de Trabalho.
“Polícia testa novo escudo nas manifestações do: PT, CUT, MST, MTST e UNE Escudo com carteira de trabalho”, diz a mensagem que circula na internet.
Checagem
O conteúdo se espalhou muito na internet e, inclusive, gerou crença em algumas pessoas. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) Qual é o contexto que envolve Pablo Marçal e Carteira de Trabalho? 2) É verdade que a PM de São Paulo adotou um escudo com o formato da Carteira de Trabalho? 3) Há alguma chance disto acontecer?
Qual é o contexto que envolve Pablo Marçal e Carteira de Trabalho?
O nome do candidato começou a ser envolvido com o aparato após, em um debate, ele apresentar uma Carteira de Trabalho ao candidato Guilherme Boulos que, sem sucesso, tentou retirar. Isso deu origem ao “meme”.
É verdade que a PM de São Paulo adotou um escudo com o formato da Carteira de Trabalho?
Não. Apesar de a ação ter gerado buzz e audiência para internet, é falso que a PM de São Paulo tenha criado um escudo com um formato de Carteira de Trabalho. Isso não tem lógica e não consta em nenhuma fonte confiável.
Há alguma chance disto acontecer?
Não. Nem mesmo se Pablo Marçal for eleito prefeito da cidade, há possibilidade de que seja implantado o tal escudo. Falamos isso porque a vida real não é um meme e um ato como este geraria protestos e críticas.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que a polícia de São Paulo vá implementar um escudo em formato de Carteira de Trabalho para alguns tipos de manifestação. Se você foi um dos “inocentes” que acreditou nisso, saiba que é fake.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).