Boato – Alexandre de Moraes proibiu venda sem corretor de imóveis, homilias maiores do que a missa e beber na sexta-feira.
Análise
As decisões recentes de proibições por parte do ministro do STF fizeram com que diversas mensagens sobre supostas decisões dele se espalhassem na internet.
Uma delas aponta que ele teria proibido a compra e venda de imóveis sem a participação de corretores. Outra alegava que ele havia proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas sextas-feiras. Há, ainda um que apontavam para a duração dos avisos nas homilias. Leia:
Versão 1: Moraes proíbe compra a venda de imóveis sem a participação de um corretor Versão 2: Vagabundo Alexandre de Moraes proíbe beber na sexta feira Versão 3:Alexandre de morais proíbe que avisos na homilia que sejam maiores que a missa
Checagem
Não demorou para a história se espalhar (das formas mais distintas) em redes sociais. Por isso, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo. Isso será feito respondendo às seguintes questões: 1) Moraes proibiu a compra e venda de imóveis sem corretor? 2) Moraes proibiu beber na sexta-feira? 3) Moraes proibiu avisos maiores da homilia maiores do que a missa?
1) Moraes proibiu a compra e venda de imóveis sem corretor?
Não. A legislação brasileira permite que a compra e venda de imóveis seja feita com ou sem a intermediação de corretores. Embora a participação de um corretor seja recomendada, não há qualquer decisão de Alexandre de Moraes que interfira nesse processo. Além disso, a fonte citada na história (o portal Metrópoles) não tem qualquer informação do tipo.
2) Moraes proibiu beber na sexta-feira?
Não, Alexandre de Moraes não emitiu qualquer decisão relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas nas sextas-feiras. Essa é uma fake news sem fundamento e decorrente de uma ironia sobre as decisões do X.
3) Ele proibiu avisos maiores da homilia maiores do que a missa?
Não. Não existe qualquer proibição envolvendo a duração de avisos ou homilias nas missas. Alexandre de Moraes não emite decisões sobre práticas religiosas (apesar que, em alguns casos, o bom senso poderia imperar).
Conclusão
As três afirmações relacionadas a decisões de Alexandre de Moraes são fake news. Não há evidências de que ele tenha emitido tais proibições. Essas mensagens foram criadas para confundir e desinformar o público.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).