Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Golpe que cita Procon e cashback do cartão de crédito usa vídeos de Tarcísio de Freitas e Pablo Marçal dublados por IA

Golpe que cita Procon e cashback do cartão de crédito usa vídeos de Tarcísio de Freitas e Pablo Marçal dublados por IA

Tarcísio e Pablo Marçal alertaram sobre dinheiro de cashback do cartão de crédito do Procon, diz boato (Foto: Reprodução/Meta)

Boato – O governador Tarcísio Gomes de Freitas e Pablo Marçal alertaram sobre o dinheiro de cashback do cartão de crédito em um site do Procon.

Análise

Em meio à campanha eleitoral, duas figuras que têm aparecido com força estão sendo utilizadas para promover um golpe. Vídeos em que supostamente o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas e o candidato à prefeito Pablo Marçal teriam anunciado uma oportunidade viralizaram na internet.

Ambos teriam falado que o Procon estaria atuando para conseguir o dinheiro do cashback do cartão de crédito para os brasileiros. Para conseguir o acesso ao benefício, a pessoa teria que entrar em um site, conversar com um chatbot e pagar uma “taxa”. Leia a transcrição das duas falas que circulam online:

Pablo Marçal:gente prestem muita atenção se você usou o cartão de crédito ou débito nos últimos meses você pode ter o direito de resgatar algum valor hoje o PROCON multou as bandeiras de cartões por ter ocultado 100% de valores dos cashback dos consumidores de cartão valor esse que foi escondido de milhões de pessoas ou seja você já tinha esse direito mas acabou sendo escondido de você então por favor pessoal se você usa constantemente cartão de crédito ou débito consulte agora e saiba mais para verificar o quanto você tem para receber dessas bandeiras de cartões 7 de setembro é o dia da nossa Independência e você merece ser independente das injustiças e isso é direito seu então não deixe de lado e clique no botão abaixo é rápido simples e o saque é imediato

Tarcísio Gomes de Freitas: Olá pessoal vocês já estão sabendo dessa novidade Jade se você usou o cartão de crédito nos últimos meses você pode ter valores a receber em seu CPF o PROCON fez uma intimação a todas as bandeiras de cartão de crédito e agora elas terão que pagar um valor referente ao cashback por todas as compras realizadas no cartão de crédito esses valores estavam escondidos de milhões de brasileiros então se você usa cartão de crédito com frequência consulte o seu CPF clicando no botão que está aparecendo aqui embaixo e verifique quanto você possui disponível para Resgate não perca tempo e clique no botão saiba mais

Checagem

As duas versões da história se espalharam por meio de links pagos em redes sociais como o Facebook e Instagram. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que o Procon está devolvendo dinheiro do cashback do cartão de crédito? 2) É verdade que Pablo Marçal e Tarcísio Gomes de Freitas anunciaram a oportunidade de dinheiro de cashback de cartão de crédito? 3) O que acontece se você seguir todos os passos dos sites “anunciados” por Pablo Marçal e Tarcísio Gomes de Freitas?

É verdade que o Procon está devolvendo dinheiro do cashback do cartão de crédito?

Não é verdade. Na realidade, esse papo é uma nova versão de um golpe já denunciado aqui no Boatos.org. Já desmentimos falcatruas que falavam de “anúncios” no Jornal Nacional e de Luciano Hang. O próprio Procon de São Paulo desmentiu, agora em setembro de 2024, a fake news. Leia:

O Procon-SP alerta que é FALSA a informação de que o que Procon obrigou as principais bandeiras a pagar uma multa e devolver aos clientes valores de cashback. O Procon nunca tomou essa medida. Trata-se de uma montagem! O Procon-SP não atende via Whatsapp, não consulta valores a receber e não cobra para fazer abertura de reclamações.

É verdade que Pablo Marçal e Tarcísio Gomes de Freitas anunciaram a oportunidade de dinheiro de cashback de cartão de crédito?

Não. Assim como nos outros casos citados, tratam-se de dublagens feitas com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Não constam quaisquer registros das tais recomendações (que seriam falsas) por parte deles. O vídeo de Pablo Marçal, inclusive, é de outra situação (em que ele pediu sugestões de perguntas para um debate entre candidatos).

O que acontece se você seguir todos os passos dos sites “anunciados” por Pablo Marçal e Tarcísio Gomes de Freitas?

Primeiro, você vai entrar no site e interagir com chatbot. Neste processo, você vai ter que colocar dados pessoais (como CPF e endereço). No final, você é instado a fazer o pagamento de uma taxa para que seja feita a entrada no pedido.

É aí que mora o golpe. Depois de fazer o pagamento, por meio de uma plataforma que ajuda a ocultar os beneficiários, as pessoas somem com o seu dinheiro. Infelizmente, é isto que acontece.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que Pablo Marçal e Tarcísio Gomes de Freitas tenham anunciado que o Procon esteja dando dinheiro de cashback do cartão de crédito. O vídeo foi dublado por IA para promover um golpe que visa roubar o seu dinheiro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).