Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Fake news sobre mortes de Romário e Renato Aragão se espalham no TikTok

Fake news sobre mortes de Romário e Renato Aragão se espalham no TikTok

Romário e Renato Aragão morreram em setembro de 2024, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O ex-jogador Romário e Renato Aragão morreram em setembro de 2024 e o “luto” foi anunciado.

Análise

Na mesma série de conteúdos enganosos sobre mortes de pessoas famosas (que tratamos, por exemplo, aqui e aqui), estamos aqui para falar de mais dois casos que viralizam na internet.

Um dos vídeos dá a entender que o ex-jogador (e hoje político) Romário tinha morrido. Outra dá a entender que Renato Aragão morreu.

“MORTE ACABA DE SER CONFIRMADA: Romário, infelizmente sofre com grande perda em sua vida!”, “RENATO ARAGÃO NOSSO ETERNO Assitam até o FINAL”, dizem as mensagens.

Checagem

Como este tipo de fake é recorrente, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que Romário morreu? 2) É verdade que Renato Aragão morreu? 3) Por que histórias falsas como a de Romário e Renato Aragão se espalham na internet?

É verdade que Romário morreu?

Não é verdade. Romário está bem e continua dividindo as atividades de senador com a de presidente e jogador do América (RJ), projeto que não obteve tanto sucesso no primeiro ano.

Na realidade, o que está circulando na internet é um post enganoso. Ele dá a entender que Romário morreu. Porém, ao assistir o vídeo, você percebe que não há nada disso na história. Primeiro, o site fala sobre um monte de notícias aleatórias. No final, é dia que o ex-jogador perdeu a mãe (isso ocorreu em abril de 2024).

É verdade que Renato Aragão morreu?

Também não. Assim como no caso do Romário (e também nesta outra fake news de morte de Renato Aragão), o nome dele foi colocado de forma confusa para que sejam gerados cliques e views em vídeos. Renato Aragão entrou no meio de um vídeo em que outras mortes foram apresentadas. O eterno Didi está bem e vivo.

Por que histórias falsas como a de Romário e Renato Aragão se espalham na internet?

O intuito é financeiro. Por mais que sejam muito fáceis de se checar, conteúdos como estes geram muitos cliques e visualizações em redes sociais. Neste caso, o compartilhamento da notícia de forma confusa corrobora com o sucesso de que espalha os fakes.

Conclusão

É falso que Romário ou Renato Aragão tenham morrido. O que está circulando na internet não passa de uma fake news sensacionalista que insiste em circular na internet.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).