Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Golpistas inventam linfoma de Burkitt em menina Alice para criar vaquinha falsa

Golpistas inventam linfoma de Burkitt em menina Alice para criar vaquinha falsa

Menina Alice tem o câncer linfoma de Burkitt e precisa de doações, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Há uma campanha em prol da menina Alice. Ela tem um câncer chamado linfoma de burkitt e precisa de doações.

Análise

Dentre todos os golpes que têm na internet, o que mais beira o mau caratismo é o que fala sobre crianças doentes e conta com um pedido de doações. É o caso da história de hoje, que aponta para um menina chamada Alice.

Um site chamado “jornada solidária” (que também teve uma versão chamada “jornada do bem”) conta a suposta história de uma menina de 5 anos que descobriu que teria um câncer chamado linfoma de burkitt.

A história é recheada de fotos da suposta menina doente, um suposto laudo de um hospital de Uberlândia e até uma suposta matéria do g1 falando sobre a história da menina. Ao final, há um pedido de doações para que ela realize o tratamento. Leia algumas das mensagens que circulam na internet (do site de doações, do suposto site do g1 e da página do Instagram):

Versão 1: Meu nome é Ana, e minha filha Alice, de apenas 5 anos, está enfrentando um câncer chamado linfoma de Burkitt… Ajude a Alice Clique para doar Nossa Situação Crítica Esse tipo de câncer é extremamente agressivo e raro, se espalhando de maneira devastadora. Não temos dinheiro para pagar o tratamento crucial e imediato que Alice precisa. A cada dia, seu estado piora visivelmente. Ela começou a apresentar manchas arroxeadas em sua pele, a pele perdeu o brilho, e seus olhos estão constantemente inchados.

Versão 2: Desespero de Mãe: Falta de Apoio do Governo Coloca Vida de Menina com Câncer em Risco PA luta de uma mãe contra o tempo e a burocracia para salvar a vida da filha, diagnosticada com um câncer agressivo. Sem recursos e apoio governamental, Ana enfrenta um desespero crescente na busca por tratamento urgente.

Versão 3: A luta é difícil, mas a força de Alice é maior, Estamos com você, hoje e sempre.  link para contribuir jornadasolidaria.com/Campanha/Alice/Arrecadacao

Checagem

A história é comovente, mas tudo não passa de um golpe. O intuito dos golpistas é fazer com que as pessoas se comovam e deem o dinheiro para elas. Para fazer a checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que há uma menina Alice que precisa de doações por ter um câncer chamado linfoma de burkitt? 2) O g1 contou a história da menina Alice que teria um câncer chamado linfoma de burkitt? 3) Quem são os responsáveis pela vaquinha falsa?

É verdade que há uma menina Alice que precisa de doações por ter um câncer chamado linfoma de burkitt?

Não é verdade. O próprio enredo da história carrega alguns furos. O primeiro é no nome da menina e da família. Em nenhum momento, é dito o sobrenome da garota, a cidade que ela mora ou quaisquer outras informações que seriam importantes para gerar credibilidade no pedido de vaquinha.

Ao analisar o site e a página do Instagram, descobrimos que as imagens foram retiradas de outros locais na internet (assim como neste golpe que envolvia o nome da menina Maria Alice). Um das fotos (de uma ambulância) foi retirada desta matéria do g1). Uma segunda imagem é de um site de medicina e mostra uma criança com urticária. Há, ainda, uma terceira foto que foi retirada de uma postagem em inglês no X. Os indícios de golpe não param por aí.

O g1 contou a história da menina Alice que teria um câncer chamado linfoma de burkitt?

O principal ponto está na reportagem falsamente atribuída ao portal g1. Se você for prestar atenção na URL utilizada, ela é g1.globo.com.de. Ou seja: é um site falso do g1 que conta a história em questão. Outro detalhe: há um link direto do “g1” (falso, claro) pedindo de forma apelativa a doação. Isso é incomum.

Quem são os responsáveis pela vaquinha falsa?

Desta vez, fomos até a última parte para descobrir para quem está indo este dinheiro. O pix em questão está indo para uma conta no Mercado Pago de uma pessoa chamada Roberto. Há trechos do CPF dele também sendo divulgado no Pix recebido. Se ele está envolvido com o golpe, é alguém que está tendo o nome utilizado ou ainda é “inocente” (neste caso, eu recomendo que esta pessoa procure a polícia para esclarecer o caso), as autoridades que têm que descobrir.

Todos os domínios registrados para a aplicação do golpe (jornadasolidaria.com, g1.globo.com.de e jornadadobem.online) foram registrados com proteção de quem o criou. Ou seja: a vaquinha é “quase anônima”.

Conclusão

Não caia no conto da vaquinha da menina Alice que teria um linfoma de burkitt. Trata-se de uma história falsa criada por pessoas que visam roubar dinheiro de doações por quem se comove com o caso.

Golpe ⚠️

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).