Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Elon Musk tenha postado “denúncia de fraude” nas eleições e que Bolsonaro tenha tido 55% dos votos

É falso que Elon Musk tenha postado “denúncia de fraude” nas eleições e que Bolsonaro tenha tido 55% dos votos

Elon Musk postou denúncia de fraude nas eleições com Bolsonaro com 55,38% dos votos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Elon Musk postou nas redes sociais do mundo todo uma denúncia de fraude em que revela que Bolsonaro teria ganho as eleições de 2022 com 55,38% dos votos.

Análise

Já se passaram quase dois anos das eleições presidenciais de 2022. Mesmo assim, fake news sobre o resultado do pleito continuam circulando na internet. A mais nova história envolve uma suposta manifestação de Elon Musk.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, Elon Musk teria divulgado ao mundo que houve fraude nas eleições de 2022. Isso teria sido feito com uma imagem de Bolsonaro com 55,38% dos votos nas eleições.

“Olhem o que o Elon Musk postou nas redes sociais do mundo todo !” e “Elon Musk (herói que veio de longe) postou nas redes sociais mundiais, exceto países que tem Ditadores e não permitem o X por exemplo (só nos países democráticos)”, dizem algumas das mensagens que circulam online.

Checagem

O conteúdo não demorou a circular na internet. Porém, é preciso esclarecer alguns pontos (novos e velhos). Para checar o conteúdo, as perguntas a serem respondidas serão as seguintes: 1) É verdade que Elon Musk divulgou a mensagem com fraude nas eleições de 2022? 2) Quem fez a publicação que está sendo atribuída a Elon Musk? 3) Há alguma prova que Bolsonaro teve 55,38% dos votos nas eleições de 2022?

É verdade que Elon Musk divulgou a mensagem com fraude nas eleições de 2022?

Não. O fato de o acesso ao X no Brasil estar restrito dificultou a checagem do conteúdo. Mesmo assim, podemos falar, ao fazer buscas externas à rede social, que Elon Musk não fez a publicação em questão. Ele, de fato, fez críticas às eleições no Brasil (mais precisamente contra a figura de Alexandre de Moraes). Porém, o conteúdo em questão não foi publicado por ele. A publicação foi feita por uma página que não é oficial de Elon Musk.

Quem fez a publicação que está sendo atribuída a Elon Musk?

Na realidade, a publicação foi feita por uma página chamada StarBR-USALink. Apesar de utilizar uma imagem da Starlink, ela não é uma página oficial da empresa e de Elon Musk. Trata-se de uma página em português que só publica mensagens enviesadas (muitas com ofensas), sendo que algumas delas falsas. Alexandre de Moraes, PSD, Dilma, China e Lula são alguns dos seus alvos.

Há alguma prova que Bolsonaro teve 55,38% dos votos nas eleições de 2022?

Para completar o combo da fake news, temos a imagem. Ela não é uma montagem. Porém, ao contrário do que aponta a mensagem, ela não é uma prova de fraude. Conforme apontou o próprio TSE em artigo que chegou o caso, a imagem é, na realidade, do resultado das eleições do primeiro turno no Paraná.

Conclusão

É falso que Elon Musk tenha divulgado ao mundo a fraude das eleições de 2022. Além de o bilionário não ter feito tal publicação do tipo, a imagem não prova fraude alguma. Foi só o resultado em um estado.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).