Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo com Lula, Janja e Dilma não é de “reunião secreta” com o crime organizado

Vídeo com Lula, Janja e Dilma não é de “reunião secreta” com o crime organizado

Vídeo mostra reunião do crime organizado com Lula, Janja e Dilma, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi flagrada uma reunião secreta do crime organizado com Lula, Janja, Dilma e outros nomes da esquerda.

Análise

Muito do trabalho da desinformação na internet perpassa por “colocar uma pulga atrás da orelha” de quem recebe conteúdos falsos. É o que está fazendo um conteúdo que está viralizando na internet.

A mensagem, viral nas redes sociais, afirma que uma reunião do crime organizado foi filmada, supostamente comprovando o envolvimento de “um dos maiores criminosos da nação”. Nas imagens, há figuras políticas como Lula, Janja, Dilma e Marcelo Freixo, além de artistas como Tico Santa Cruz (vocalista dos Detonautas), Fábio Porchat e Felipe Neto. No áudio, há um trecho do filme Tropa de Elite em que se fala sobre “o sistema”. Leia a mensagem e assista ao vídeo que está viralizando:

Reunião do crime organizado. Conseguiram filmar ainda bem, aí está a prova do envolvimento do maior criminoso da nação. Bem, mas isso todo mundo esclarecido já sabia!!!!!

Checagem

A mensagem é acompanhada de forte tom acusatório, insinuando que essa figura pública já era reconhecida como criminosa. No entanto, a alegação é falsa. Não se trata de nenhuma reunião “secreta”. Vamos desmentir essa informação respondendo a três perguntas: 1) Qual é o contexto do vídeo em que é citada uma reunião de Lula, Janja e Dilma com o “crime organizado”? 2) O vídeo realmente mostra uma reunião do crime organizado com o envolvimento de Lula, Janja e Dilma? 3) As acusações contra artistas como Fábio Porchat, Tico Santa Cruz e Felipe Neto em correlação com o Tropa de Elite fazem algum sentido?

Qual é o contexto do vídeo em que é citada uma reunião de Lula, Janja e Dilma com o “crime organizado”?

O vídeo foi gravado durante a campanha eleitoral de 2022. Na ocasião, tratava-se de um evento de campanha do então candidato a governador do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo. Na ocasião, ele se reuniu com figuras políticas e artistas. Detalhe: a reunião não foi “secreta”, muito menos o vídeo em questão “vazou” só agora. Tanto que há matérias (como esta) sobre o assunto na mídia.

O vídeo realmente mostra uma reunião do crime organizado com o envolvimento de Lula, Janja e Dilma?

Não. O vídeo não apresenta nenhum indício confiável, apenas insinuações sem provas. Não há nenhum integrante do crime organizado no vídeo e, muito menos, conforme já falamos, se tratou de uma reunião secreta. Essa notícia falsa se espalhou devido ao uso de uma linguagem sensacionalista e de insinuações graves, que apelam para emoções negativas como a raiva e o medo. O conteúdo explora o ambiente polarizado do cenário político, tentando associar um líder ou figura pública a atividades criminosas sem fornecer qualquer prova.

As acusações contra artistas como Fábio Porchat, Tico Santa Cruz e Felipe Neto em correlação com o Tropa de Elite fazem algum sentido?

Não. Obviamente, eles estavam em um evento de apoio a um político. Isso não é nenhum crime (tanto que há, sim, figuras públicas que também se posicionam em prol de outras correntes políticas). Trata-se de uma premissa da democracia. Isso é diferente do que a fala sobre “o sistema” do filme Tropa de Elite tratava. O filme trata sobre a inserção do crime organizado e das milícias na política do Rio de Janeiro. Isso não tem relação com “artistas” e a reunião em questão.

Conclusão

A mensagem sobre uma suposta reunião do crime organizado com o envolvimento de Lula, Janja e Dilma é completamente infundada. A reunião em questão foi pública e, de forma alguma, se encaixa no contexto original da fala de Wagner Moura no filme Tropa de Elite.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).