Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não é possível afirmar que Drex será uma ferramenta de controle social e vai fazer com que governo “decida” gastos

Não é possível afirmar que Drex será uma ferramenta de controle social e vai fazer com que governo “decida” gastos

Drex vai ajudar a governo controlar o que as pessoas podem comprar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Drex (nova moeda real digital) vai aumentar o controle social e vai fazer com o que o governo decida no que as pessoas vão gastar o seu dinheiro.

Análise

Em meio às inovações tecnológicas, a forma que convivemos com o dinheiro também se modificou. Uma das novidades que têm surgido na internet aponta para o Drex. Trata-se de um projeto de moeda digital operado pelo Banco Central no Brasil que poderia ser utilizado para alguns tipos de transações.

Em meio a isso, conspiracionistas e oposicionistas ao governo federal estão compartilhando mensagens que o lançamento do Drex seria mais uma forma de o governo realizar o “controle social” da população. Mais do que isso: seria uma forma de o governo decidir em que deveríamos gastar o nosso dinheiro. Leia algumas das mensagens que circulam na internet:

Versão 1: Está vindo aí, o DREX o “dinheiro ” digital brasileiro. Cuidado com essa bosta!! Controle social em vista . A extinção da moeda fiduciária no Brasil , é inconstitucional. Todo governo totalitário, lança mão de meios que dê à eles o controle das massas . # não ao DREX !

Versão 2: A escravidão digital está as portas Brasil! O BC está falando COM TODAS AS LETRAS que: Governo vai decidir QUAIS ITENS você pode comprar com o seu dinheiro Vai decidir ONDE você pode comprar com o seu dinheiro Vai AUMENTAR a arrecadação de IMPOSTOS E a questão da privacidade que falta, é como eles vão vigiar vocês de modo que não tenham saída Tudo isso com o DREX!

Versão 3: DREX CONTROLE TOTAL O QUE JÁ EXISTEM MAS ELE VAI MUITO ALÉM ONDE É COM O QUE VC PODERÁ GASTAR PRIVACIDADE A MUITO MUITO TEMPO NÃO EXISTE

Checagem

Esse tipo de discurso tem muita aderência em grupos mais conspiracionistas. Só que (assim como em tantos outros casos), a coisa não é bem assim. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O que é o Drex? 2) O Drex vai substituir completamente a moeda física no Brasil? 3) É possível dizer que a moeda vai fazer com que o governo controle o que as pessoas vão comprar e vai representar o fim da privacidade?

O que é o Drex?

Conforme falamos, o Drex é o nome da nova moeda digital brasileira, desenvolvida pelo Banco Central para facilitar transações digitais com maior segurança e eficiência. O plano é que o Drex permita o uso de “contratos inteligentes”, automatizando pagamentos com base em condições predefinidas. Isso vai garantir mais segurança em algumas transações que, hoje, exigem uma garanti apenas com base na confiança. O nome reflete o “D” de digital e “R” de real, com as letras “ex” representando inovação e modernidade.

O Drex vai substituir completamente a moeda física no Brasil?

É importante citar que a implementação do Drex ainda está em uma fase muito incipiente (agora que começaram a segunda fase de testes). Mesmo assim, é possível dizer que o Drex não irá substituir o Real. A moeda digital irá apenas ser utilizada (pelo menos até o que se sabe) em alguns tipos de transações financeiras eletrônicas. Para utilizar o Drex será preciso fazer o cadastro e “converter” os reais nessa moeda (a conversão será 1 por 1). Para fazer as compras “comuns”, continuarão sendo utilizadas o real (inclusive o físico).

É possível dizer que a moeda vai fazer com que o governo controle o que as pessoas vão comprar e vai representar o fim da privacidade?

Não. Apesar das críticas em questão (que são, de certa forma, importantes para que se haja um debate sobre o assunto), nada indica que o Drex vai fazer com que o controle do que as pessoas podem comprar (uma vez que o real continuará sendo utilizado por quem quiser).

Em relação à privacidade, há, sim, um debate necessário sobre os dados que são colocados nas plataformas. Aí ficam algumas questões no ar: 1) Haverá sigilo do Drex como há sigilo bancário? 2) Como serão protegidos os dados de quem utiliza o Drex de forma que se siga a Lei Geral de Proteção de Dados? 3) Como será garantida a segurança do sistema.

Estas são questões que não perpassam apenas entre os críticos, mas também em quem está desenvolvendo a plataforma. Por isso, que o Drex ainda está em fase de testes.

Conclusão

As mensagens que circulam sobre o Drex, afirmando que ele trará “controle social” e “fim da privacidade”, são boatos sem comprovação. As afirmações de que o governo controlará o que você pode comprar ou onde você pode gastar são infundadas. Como tudo está em fase de implementação, a nossa classificação é boato sem comprovação.

Boato sem comprovação 👎

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).