Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Congresso não aprovou impeachment de Alexandre de Moraes e vídeo que está circulando não tem relação com isso

Congresso não aprovou impeachment de Alexandre de Moraes e vídeo que está circulando não tem relação com isso

Congresso acaba de aprovar impeachment de Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Congresso acabou de aprovar o impeachment de Alexandre de Moraes e deputados gravaram vídeo comemorando.

Análise

Já falamos algumas vezes que grande parte dos ataques de ódio que têm circulado na internet citam integrantes do STF. A mais nova história aponta para o ministro Alexandre de Moraes.

Um vídeo de deputados de direita (como Gustavo Gayer) comemorando uma aprovação no Congresso está circulando como se fosse da aprovação de abertura do processo de impeachment de Alexandre de Moraes. Leia as mensagens que circulam online (com direito a muitos adjetivos):

Bobinhos esses meninos, Foi aprovado, agora, quem vai exigir que moraes obedeça? A PF, o Exercito, a Marinha ? Aprovado Impeachment do *Careca da Toga Supremo “. Trajetória difícil, mas desejo vê-lo com o rabo no meio das pernas para a Democracia ser resgatada. @STF_oficial @exercitooficial @PoliciaFedeeral serão normais??

Checagem

Não demorou para a história circular com todas as forças entre grupos de pessoas que não são simpáticas ao ministro do STF. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo. Isso será feito respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que o Congresso aprovou o impeachment de Alexandre de Moraes? 2) Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet? 3) Há alguma chance de aprovação do impeachment de Alexandre de Moraes no Congresso?

É verdade que o Congresso aprovou o impeachment de Alexandre de Moraes?

Não é verdade. De fato, há uma campanha de pessoas mais ligadas à extrema-direita brasileira para que o Senado dê entrada em um processo de impeachment de Alexandre de Moraes (há uma lista de assinaturas entre políticos). Porém, o pedido em questão não foi acatado pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco. Além disso, o vídeo em questão nada tem a ver com isso.

Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?

Conforme mostrado neste conteúdo do Boatos.org de abril de 2023, o vídeo em questão foi gravado durante uma sessão conjunta do Congresso que estava prevista para promulgar a CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, o deputado Gustavo Gayer havia falado que o Congresso tinha conseguido quórum para a tal sessão e que isso abriria caminho para a CPMI (que acabou, de fato, ocorrendo, mas não foi iniciada naquele dia). Ou seja: o vídeo nada tem a ver com impeachment de Alexandre de Moraes.

Há alguma chance de aprovação do impeachment de Alexandre de Moraes no Congresso?

Chance sempre há. Porém, este não é o cenário mais provável neste instante. Primeiro, porque (para fora da bolha da direita) não há movimentação política para fazer com que um pedido de retirada de Alexandre de Moraes do cargo ganhe força. Segundo (e mais importante), porque Rodrigo Pacheco não parece estar disposto a dar andamento para este pedido.

Conclusão

O vídeo em questão não é da aprovação do impeachment de Alexandre de Moraes. Nem o pedido parece que está tendo muito andamento tampouco parece que vai prosperar. O que temos é mais uma fake news sobre o assunto na internet.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).