Boato – A primeira-dama Janja Lula da Silva foi presa pela Polícia Federal e será realocada na prisão.
Análise
Por mais que algumas notícias sejam obviamente falsas, o que não tem faltado é gente para “clicar” nestes conteúdos. É o caso de uma história como a de hoje.
Alguns vídeos apontam que Janja, a primeira-dama, teria sido presa pela Polícia Federal e “realocada”. O vídeo ainda cita “cassação de Nunes” e Boulos sendo humilhado. “Bomba! PRESA AGORA PRIMEIRA DAMA PELA PF! JANJA DA SILVA REALOCADA! CASSAÇÃO DE NUNES! BOULOS HUMIL”, diz o título do conteúdo.
Checagem
O que não faltou na internet foi gente falando sobre a tal história (a prova está nos 600 mil views de uma das versões do vídeo no YouTube). Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões: 1) É verdade que Janja foi presa pela Polícia Federal? 2) Há alguma chance de Janja ser presa no momento? 3) As outras afirmações do vídeo fazem sentido?
É verdade que Janja foi presa pela Polícia Federal?
Não. Assim como em tantos outros casos de fake news, o que está circulando é um conteúdo caça-cliques que não faz o menor sentido. O próprio vídeo não passa de uma amontoado de opiniões e não mostra nada sobre Janja ser presa.
Há alguma chance de Janja ser presa no momento?
Normalmente, a pessoa é presa após ser acusada de um crime. Porém, não é o caso de Janja. Não recai sobre ela qualquer acusação penal ao ponto de que haja chances de ela ser presa. Como falamos, o que temos é um conteúdo caça-clique.
As outras afirmações do vídeo fazem sentido?
Para ser mais exato, vamos falar sobre Nunes ser cassado e Boulos humilhado. Não há a mínima chance de que o atual prefeito de São Paulo, que já está no fim do seu mandato, enfrente um processo de impeachment no momento. Sobre Boulos ser “humilhado”, trata-se de uma visão tão subjetiva que fica difícil avaliar.
Conclusão
Não é verdade que Janja foi presa, vá ser presa ou mesmo que Ricardo Nunes esteja prestes a ser cassado. O que está circulando na internet não passa de mais um conteúdo sensacionalista recheado de fake news.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).