Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > André Fernandes não deu declaração sobre professores readaptados, terceirizados e substitutos

André Fernandes não deu declaração sobre professores readaptados, terceirizados e substitutos

André Fernandes disse que vai colocar professores adaptados em séries iniciais e contratar terceirizados, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O candidato André Fernandes disse que pretende colocar professores readaptados nas séries iniciais, contratar terceirizados e acabar com professores substitutos em Fortaleza.

Análise

O segundo turno das eleições municipais se iniciou em nada menos do que 50 cidades brasileiras. E, pelo jeito, a desinformação relacionada a candidatos parece que está se acentuando. Hoje, vamos falar de uma história relacionada ao pleito em Fortaleza (Ceará).

Em redes sociais, uma suposta notícia começou a circular afirmando que o candidato bolsonarista André Fernandes pretende implementar mudanças significativas na educação, incluindo o uso de professores readaptados nas séries iniciais e a substituição de professores substitutos por terceirizados na capital. Pelo que tudo aponta, ele teria indicado isso.

“ANDRÉ FERNANDES PRETENDE COLOCAR PROFESSORES READAPTADOS NAS SÉRIES INICIAIS E CONTRATAR PROFESSORES TERCEIRIZADOS, PONDO FIM AOS SUBSTITUTOS NA CAPITAL”, diz a mensagem que circula na internet como se fosse de uma manchete de um site noticioso.

Checagem

O conteúdo se espalhou muito em Fortaleza e, claro, em outras cidades do Brasil (dada a nacionalização do confronto “petista x bolsonarista”). Porém, a história não passa de (pelo menos com as evidências que encontramos) um boato. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) O que são professores readaptados, terceirizados e substitutos? 2) André Fernandes disse que vai colocar professores adaptados em séries iniciais, contratar terceirizados e acabar com substitutos? 3) André Fernandes vai fazer isso em Fortaleza?

O que são professores readaptados, terceirizados e substitutos?

Professores readaptados são docentes que, por questões de saúde, são remanejados para funções administrativas ou pedagógicas fora da sala de aula. Professores terceirizados são contratados por empresas que prestam serviços para instituições de ensino, sem vínculo direto com a escola. Já os professores substitutos atuam temporariamente para cobrir ausências de docentes titulares, com contratos de curto prazo para garantir a continuidade do ensino.

André Fernandes disse que vai disse que vai colocar professores adaptados em séries iniciais, contratar terceirizados e acabar com substitutos?

Até o momento, não há registros oficiais que comprovem que o deputado André Fernandes tenha feito tal proposta. Nem em entrevistas, discursos públicos, nem em suas redes sociais há qualquer menção a uma política envolvendo a contratação de professores terceirizados ou o uso de professores readaptados nas séries iniciais. No programa oficial do governo de André Fernandes também não consta nenhuma destas propostas em questão. Ou seja: ele não falou nada disso.

André Fernandes vai fazer isso em Fortaleza?

A coisa não é tão simples de ser viabilizada. A contratação de terceirizados não é algo comum e costuma gerar protestos nos próprios profissionais da educação. Ou seja: não seria nada simples. Sobre mudar a classe de professores é algo mais complicado ainda. Um professor às vezes passa em um concurso público para um cargo. Ele não pode, simplesmente, ser colocado em outro para, por exemplo, ganhar outro salário.

Conclusão

A informação de que André Fernandes pretende colocar professores readaptados nas séries iniciais e contratar professores terceirizados no lugar dos substitutos não tem confirmação oficial e, até o momento, deve ser tratada como um boato sem fundamento. Não há declarações ou projetos na plataforma de governo que corroborem essa mudança no sistema educacional.

Boato sem comprovação 👎

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).