Boato – Boulos foi preso, cassado pelo TRE e deu lugar a Pablo Marçal no 2º turno das eleições em São Paulo.
Análise
Os motores estão se aquecendo para o segundo turno das eleições municipais. Mesmo assim, ainda há fakes que remetem o primeiro turno. Um das histórias surgiu em um vídeo viral no YouTube.
Com um tumbnail chamativo, o vídeo apontava que Guilherme Boulos, candidato à prefeitura de São Paulo, teve sua prisão decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e sua candidatura impugnada.
O vídeo aponta, ainda, que Pablo Marçal teria assumido a sua vaga e iria disputar o segundo turno das eleições paulistanas. Leia a mensagem que circula na internet:
PRESO SEM FIANÇA TRE MANDA PRENDER GUILHERME BOULOS E ALEXANDRE DE MORAES, MARÇAL ACUSA BOULOS STF URGENTE BOULOS TEM PRISÃO DECRETADA PABLO MARÇAL ASSUME LIDERANÇA PREFEITURA DE SÃO PAULO BOULOS FOI PRESO ,
QUEM É GUILHERME BOULOS CANDIDATO PREFEITURA DE SÃO PAULO , PABLO MARÇAL FELIZ COM A PRISÃO DE BOULOS DISPUTA PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO ESTÁ DANDO MUITO O QUE FALAR GUILHERME BOULOS É CASSADO PELO TRE E
PABLO MARÇAL ASSUME O SEU LUGAR PARA DISPUTAR O SEGUNDO TURNO PARA PREFEITURA DE SÃO PAULO, PABLO MARÇAL ASSUME A LIDERANÇA E PODE SE TORNAR PREFEITO DE SÃO PAULO NO SEGUNDO TURNO REVIRAVOLTA NA POLÍTICA GUILHERME BOULOS É CASSADO PELO TRE E TEM CANDIDATURA IMPUGNADA AONDE PABLO MARÇAL QUE JÁ ESTAVA DE FORA VOLTA PARA BRIGAR PELO SEGUNDO TURNO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO
Checagem
O vídeo teve muitas visualizações, mas não passa de uma série de mentiras. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) É verdade que Guilherme Boulos foi preso e teve sua candidatura cassada pelo TRE? 2) Há alguma chance de Guilherme Boulos ser cassado e substituído por Pablo Marçal? 3) Por que vídeos assim circulam na internet?
1) É verdade que Guilherme Boulos foi preso e teve sua candidatura cassada pelo TRE?
Não. Assim como em tantos outros casos, a história brotou apenas em redes sociais e não tem qualquer lastro na realidade. A prova disso, está na ausência da notícia da tal prisão em qualquer fonte confiável. Além disso, a tese apresentada é juridicamente impossível.
2) Há alguma chance de Guilherme Boulos ser cassado e substituído por Pablo Marçal?
Primeiro, o TRE não manda prender ninguém. Segundo ponto, a legislação brasileira proíbe a prisão de candidatos durante o período eleitoral. Terceiro ponto, não há como “desclassificar” um candidato e colocar o outro candidato que teve menos votos no lugar. Isso não está previsto na legislação eleitoral.
3) Por que vídeos assim circulam na internet?
Quem cria uma fake news deliberada como esta tem um objetivo: se aproveitar do desconhecimento de pessoas em relação à legislação eleitoral para gerar manchetes sensacionalistas e angariar visualizações de páginas. A mesma página, para se ter uma ideia, publicou fake news sobre prisão de Maduro e morte de Lula recentemente.
Conclusão
As alegações de que Guilherme Boulos foi preso e teve sua candidatura cassada pelo TRE são falsas. Mais do que isso, tratam-se de conteúdos criados sem a mínima lógica e fundo de realidade. No fim, se tratam de mais fake news sobre as eleições que circulam por aí.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).