Boato – O Líbano recebendo um míssil enviado para Israel por conta de um efeito bumerangue.
Análise
As tensões no Oriente Médio estão gerando diversas narrativas falsas na internet. Muitas delas tentam exaltar o poder bélico de Israel (como se precisasse de fake news para isso). Uma delas é um vídeo.
Nas imagens, artefatos são jogados no céu e recebem um contra-ataque. Em um dos casos, um dos artefatos retorno. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam o ataque seria um “efeito bumerangue”. O efeito teria sido utilizado nos ataque de mísseis do Líbano a Israel. Leia uma das mensagens que estão circulando na internet e veja o vídeo:
EFEITO BUMERANGUE. ISRAEL FAZ O LÍBANO ATACAR A SI PROPRIO KKK EFEITO BUMERANGUE. ISRAEL FAZ O LÍBANO ATACAR A SI PROPRIO KKK COMO ISRAEL CONSEGUE FAZER ISSO? ASSISTA, ISRAEL FEZ OS MISSEIS DO LIBANO RETORNAREM E ATINGIREM O PROPRIO LIBANO.VOCÊ SABIA DISSO? COMENTE!!!
Checagem
O vídeo não demorou a viralizar (isso é possível de ver no número de visualizações, compartilhamentos e curtidas nele). Porém, ele está com diversos erros. Para fazer a checagem, vamos responder o seguinte: 1) O vídeo mostra um efeito bumerangue usado por Israel contra o Líbano? 2) Qual é a origem do vídeo que está viralizando? 3) Israel usa algum efeito bumerangue contra ataques do Líbano?
O vídeo mostra um efeito bumerangue usado por Israel contra o Líbano?
Não. A tese é desmentida pelo próprio vídeo, pela origem dele e com um estudo sobre a tecnologia de Israel contra ataques aéreos. Tudo será explicado nos próximos tópicos.
Qual é a origem do vídeo que está viralizando?
O vídeo é de 2021 e as imagens são de um ataque com foguetes (e não como mísseis) por parte do Hezbollah contra Israel. Ou seja: não é “ataque do Líbano” com mísseis. As imagens mostram nada mais do que o contra-ataque se Israel com o uso do Domo de Ferro. Na parte do foguete que “retorna”, nada mais é do que uma falha no ataque.
Israel usa algum efeito bumerangue contra ataques do Líbano?
Não. O Domo de Ferro não faz com que os “mísseis” retornem. Na verdade, ele é um sistema de detecção e interceptação dos ataque dos inimigos. É ultramoderno, mas não faz o que o vídeo descreve.
Conclusão
É falso que o vídeo mostre um sistema de bumerangue que faz os mísseis do Líbano retornarem. O vídeo é de 2021 e não mostra o que está descrito na mensagem em questão.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).