Boato – O atual prefeito de Palmas (Tocantins) em 2024 é um colombiano que fez mais do que brasileiros na cidade.
Análise
Em tempos de eleições municipais temos visto mais mensagens antigas voltando a circular do que “coisa nova” sendo criada. O grande problema é que algumas destas mensagens perdem a validade de um pleito para outro. É o caso da história que vamos tratar.
De acordo com textos que estão viralizando na internet, o atual prefeito de Palmas seria colombiano. Esta informação está sendo colocada em um contexto no qual “ele não teria feito isso” se fosse brasileiro.
Junto à mensagem, há um vídeo de Carlos Amastha (que já vamos explicar quem é) falando sobre a educação em Palmas ser a melhor do Brasil. Leia a mensagem que está circulando na internet:
Prefeito de Palmas – Tocantins, é Colombiano, se fosse brasileiro não teria feito o que fez. Que maravilha!! Baita exemplo ! Que vergonha para esses governantes corruptos brasileiros. Compartilhe ou só mostre a alguém, não importa, mas acho que todos deveriam ver este vídeo!!!
Checagem
O conteúdo se espalhou (não sabemos exatamente o porquê) na internet em 2024, mas está com diversos erros. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Quem é Carlos Amastha, que está no vídeo? 2) O prefeito de Palmas é colombiano? 3) Há mais erros na mensagem que fala sobre o prefeito de Palmas colombiano?
Quem é Carlos Amastha, que está no vídeo?
Carlos Amastha é um empresário e político colombiano naturalizado brasileiro, conhecido principalmente por ter sido prefeito de Palmas, a capital do Tocantins, entre 2013 e 2018. Antes de entrar para a política, Amastha construiu uma carreira empresarial de sucesso. Ele perdeu algumas eleições para governador do Tocantins e se elegeu vereador em 2024.
O prefeito de Palmas é colombiano?
A descrição de Carlos Amastha já começa a entregar a farsa. Primeiro, ele não é “apenas” colombiano (até porque estrangeiros não podem se eleger a cargos no Brasil). Ele é colombiano naturalizado brasileiro.
Segundo, ele não é o prefeito de Palmas. A mensagem está, no mínimo desatualizada. Como apontado no tópico anterior, Carlos Amastha foi prefeito de Palmas entre 2013 e 2018. A cidade é comandada no momento por Cinthia Ribeiro, do PSDB. Ela é brasileira.
Há mais erros na mensagem que fala sobre o prefeito de Palmas colombiano?
Há um erro conceitual: a mensagem aponta que Carlos Amastha “fez o que fez” por ser colombiano e critica os brasileiro é, no mínimo, generalizante. Além disso, é importante citar que sua gestão foi cercada de denúncias de corrupção (algumas, inclusive, recaem sobre ele).
Sobre a educação de Palmas ser a melhor do Brasil também há, no mínimo, um exagero. A cidade não consta como a melhor do Brasil em ranking no Ibed, por exemplo.
Conclusão
É falso que o atual prefeito de Palmas seja colombiano e que ele faz o que “brasileiros não fazem”. A mensagem que viralizou está desatualizada, distorcida e tem alguns erros.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).