Boato – O Carrefour está à beira da falência e, por isso, resolveu fazer uma liquidação de 90% em site linkado em redes sociais.
Análise
Houve um tempo, principalmente na pandemia, que notícias falsas sobre a “falência de empresas” estavam rendendo diversos golpes. Hoje, vamos falar de um caso similar, que envolve o nome da rede de supermercados Carrefour.
A notícia, que saiu em um site que usa o layout do g1, afirma que o Carrefour estaria à beira da falência e, por isso, estaria promovendo uma liquidação de até 90% em produtos importados e eletrônicos. A alegação ainda sugere que a rede estaria encerrando a venda de eletrônicos para evitar a falência. Leia o conteúdo da página:
G1: Carrefour à Beira da Falência: Liquidação de Produtos Importados com Descontos de Até 90% Carrefour Encerra Vendas de Eletrônicos e Anuncia Liquidação de Estoque com Descontos de Até 90% para Evitar Falência
Checagem
A história se espalhou por meio de links pagos em redes sociais e também compartilhamentos automatizados. Para que você não caia em um golpe, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que o Carrefour está com uma liquidação de 90% porque está entrando em falência? 2) O g1 noticiou a tal falência e liquidação do Carrefour? 3) O que acontece se você tentar fazer a compra em questão?
É verdade que o Carrefour está com uma liquidação de 90% porque está entrando em falência?
Não é verdade. Na realidade, se trata de uma notícia falsa que visa promover um golpe de um site falso de vendas. Não consta em nenhuma fonte oficial ou confiável qualquer informação que aponte para a liquidação do Carrefour por conta de sua falência.
É fato que a rede tem passado por uma reestruturação em algumas cidades com a troca da marca pelo nome Atacadão (que é da mesma empresa) e focando no e-commerce. Porém, isso não significa falência.
O g1 noticiou a tal falência e liquidação do Carrefour?
Se a informação sobre liquidação e falência é falsa, podemos inferir também que o g1 (salvo se tivesse errado) também não deu a informação. E é o que ocorreu. Não consta nas páginas oficiais do portal de notícias da Globo qualquer informação sobre a tal promoção.
Além disso, a URL do site “clone” do g1 é de uma página da Índia. Na vez que tentamos acessar, o nosso antivírus, inclusive, a bloqueou.
O que acontece se você tentar fazer a compra em questão?
Depois de “passear” pelo site falso do g1, você é direcionado a uma página de vendas que teria a suposta promoção. Caso você invente de realizar a compra de produtos, vai, infelizmente, perder dinheiro. Isso porque o intuito dos golpista é, justamente, receber o pagamento e sumir.
Conclusão
A alegação de que o Carrefour estaria à beira da falência e promovendo uma liquidação massiva de produtos importados e eletrônicos com descontos de até 90% é falsa. Essa é mais uma peça de desinformação que circula na internet e visa promover um golpe. Caso você se depare com uma página (mesmo que tenha o layout de um site famoso) falando sobre isso, a ignore para não ser enganado.
Golpe ⚠️
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).