Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que ônibus tenha sido parado em Belém por causa de um pum de passageiro

É falso que ônibus tenha sido parado em Belém por causa de um pum de passageiro

Ônibus em Belém teve que ser evacuado porque alguém soltou um pum, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um ônibus na cidade de Belém (Pará) teve que parar e ser evacuado porque um homem soltou um pum.

Análise

Um vídeo de uma ocorrência na cidade de Belém chamou muita atenção em redes sociais. Nas imagens, pessoas deixam um ônibus com pressa e uma das mulheres chega até a quase desmaiar.

O que mais chama atenção é o suposto motivo da confusão. As mensagens alegam que o incidente ocorreu por conta de um pum que teria sido soltado por um passageiro e feito o motorista parar o ônibus. Leia uma das mensagens que circulam na internet:

PURO SUCO BRASILEIRO! Algum soltou um pum dentro de um ônibus em Belém e o motorista precisou parar o coletivo para todos descerem, uma vez que muita gente tava passando mal! Tem notícias que parecem piada…

Checagem

A história saiu das redes sociais e passou também a ser compartilhada por alguns veículos de mídia. Só que o caso não é bem assim. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo mostra, de fato, um ônibus que teve que ser evacuado em Belém? 2) O motorista do ônibus teve que interromper a viagem por conta de um pum? 3) O que acontece no caso em Belém?

O vídeo mostra, de fato, um ônibus que teve que ser evacuado em Belém?

Sim. O episódio ocorreu em um ônibus do BRT Metropolitano de Belém, Pará. Um motorista teve que parar o coletivo por causa de um forte cheiro. Porém, depois de notícias iniciais, mensagens distorcidas sobre o assunto começaram a serem compartilhadas.

O motorista do ônibus teve que interromper a viagem por conta de um pum?

Não. Apesar de alguns veículos de mídia terem falado que o problema se deu por causa de um pum, o motivo que levou a pessoas passarem mal foi outro.

O que aconteceu no caso em Belém?

Na realidade, houve uma briga dentro do ônibus e uma das pessoas se utilizou de um spray de pimenta. O cheiro se espalhou pelo ônibus e ele teve que ser evacuado de forma emergencial. Ninguém ficou ferido no incidente.

Conclusão

As alegações de que um motorista parou um ônibus em Belém devido a um pum é história exagerada e/ou uma piada do que um fato real. Houve uma confusão em um BRT da cidade, mas o motivo foi outro.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).