Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que Bill Gates está sendo processado pela Holanda por causa da vacina contra Covid-19

É falso que Bill Gates está sendo processado pela Holanda por causa da vacina contra Covid-19

Bill Gates está sendo processado por Tribunal da Holanda por causa de vacina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O bilionário Bill Gates está sendo processado por Tribunal da Holanda por causa da vacina contra a Covid-19.

Análise

A figura de Bill Gates passou a ser, depois da pandemia, cada vez mais citada em teorias da conspiração e conteúdos criados por negacionistas. Hoje, temos mais uma. Desta vez, a história envolve a Holanda.

Nos últimos dias, circulou um boato nas redes sociais e em alguns sites afirmando que um tribunal holandês resolveu processar Bill Gates, alegando responsabilidade por efeitos colaterais das vacinas contra a Covid-19. Leia uma das mensagens:

Holanda: Um tribunal holandês decidiu que uma ação contra o empresario Bill Gates (envolvendo efeitos colaterais da vacina C-19) deve prosseguir. Um grupo levou ao tribunal o ex-primeiro-ministro Mark Rutte, o ex-ministro Hugo de Jonge e vários membros da Equipa de Gestão do Surto, que assessorava o governo.

Como a fundação de Bill Gates estava envolvida no combate à pandemia corona, ele também foi convocado. Segundo os juízes, as reclamações contra todas as pessoas estão interligadas e, portanto, é “eficaz” avaliar as reclamações em conjunto.

Checagem

Assim como outras histórias que têm circulado recentemente em redes sociais, o caso não demorou a se espalhar com todas as forças entre negacionistas. Por isso, vamos responder a algumas questões para esclarecer essa afirmação: 1) É verdade que Bill Gates está sendo processado por um tribunal na Holanda? 2) O que acontece no caso que envolveu o bilionário e o tribunal na Holanda? 3) Há alguma chance de Bill Gates ser condenado por causa das vacinas contra a Covid-19?

É verdade que Bill Gates está sendo processado por um tribunal na Holanda?

Não. Assim como em outros casos, a história ganhou corpo por conta de publicação em sites negacionistas. Porém, tudo não passa de uma distorção de uma informação real que aponta para um processo sui generis na Holanda.

O que acontece no caso que envolveu o bilionário e o tribunal na Holanda?

Quando a história circulou em inglês, sites como o TechArp fizeram a checagem do conteúdo. A página em questão apontou que, na realidade, o nome de Bill Gates é citado em uma ação de sete pessoas. A ação ainda cita outros nomes conhecidos entre os conspiracionistas como Albert Bourla (CEO da Pfizer). Ele não é réu na ação.

Há alguma chance de Bill Gates ser condenado por causa das vacinas contra a Covid-19?

Não. Primeiro, porque há uma questão de competência na ação. Bill Gates é norte-americano e não pode ser processado em um país que não é o seu de origem. Além disso, há uma questão de mérito: não é possível processar por causa das vacinas porque, ao contrário do que sustentam os negacionistas, os imunizantes foram positivos no combate à pandemia.

Conclusão

A informação de que Bill Gates enfrenta uma ação judicial na Holanda ao lado de líderes locais por efeitos colaterais das vacinas contra a Covid-19 é falsa. O que temos é mais uma distorção de uma notícia (bem sem importância porque não vai para frente) de um caso na Holanda.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).