Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Não há provas de que Paul McCartney tenha enviado mensagem sobre memórias para Cynthia Lennon

Não há provas de que Paul McCartney tenha enviado mensagem sobre memórias para Cynthia Lennon

Cynthia Lennon recebeu carta emocionante de Paul McCartney depois de leiloar memórias com John, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cynthia Lennon recebeu uma carta emocionante de Paul McCartney depois de leiloar memórias com John em cartas e fotos.

Análise

Histórias de atos de nobreza por parte de figuras famosas sempre fazem sucesso na internet. É uma pena que muitas delas são lendas que misturam verdade e mentiras.

O caso de hoje cita a figura de Cynthia Lennon. A mensagem aponta que, depois que John Lennon se separou dela, ela quase foi à falência e teve que vender todas as cartas de amor e fotos com o beatle.

A partir daí, a mensagem aponta que outro integrante da banda, Paul McCartney, teria arrematado todas as fotos, as devolvido para Cynthia e enviado uma mensagem: “Nunca venda suas memórias”. Leia a história:

“Quando John Lennon conheceu Yoko Ono em 1966, apaixonou-se perdidamente por ela, logo depois deixou sua então esposa Cynthia, e após um período de namoro casou-se com Yoko, no início de 1969. John deu à sua ex-mulher, Cynthia, apenas um acordo de divórcio, embora soubesse que a Cynthia teria que sustentar e criar o seu filho Julian, que tinha apenas cinco anos de idade. Depois de alguns anos, Cynthia logo ficaria quase arruinada; sabia que teria que juntar algum dinheiro para que ela e Julian pudessem sobreviver.

Sob desespero, ela tomou uma decisão necessária, venderia as cartas de amor e os desenhos que John lhe havia dado quando eram um casal jovem e apaixonado na adolescência. As cartas eram muito apaixonadas, cheias de citações de “Eu te amo, Cyn”. Você consegue imaginar o quanto deve ter doído a Cynthia ter que se livrar dessas memórias de valor incalculável? A Cynthia vendeu-os por uma grande quantidade…

O comprador foi Paul McCartney. Paul tinha pago uma pequena fortuna pelas memórias. Alguns dias depois, Cynthia recebeu todas as cartas e desenhos por correio, agora todos cuidadosamente enquadrados. E junto havia também um bilhete que dizia: “Nunca venda suas memórias. Com carinho, Paul McCartney”.”

Checagem

A história é bonita (pelo menos na parte da ação de Paul McCartney), mas ela tem algumas informações erradas e outras não comprovadas. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Quem é Cynthia Lennon? 2) É verdade que Paul McCartney comprou todos os produto do leilão de Cynthia Lennon? 3) A história da mensagem de Paul McCartney é real?

Quem é Cynthia Lennon?

Cynthia Lennon foi a primeira esposa de John Lennon, um dos membros dos Beatles, e mãe de Julian Lennon, seu primeiro filho. Eles se conheceram no início dos anos 1960 na Liverpool College of Art e se casaram em 1962, no auge do sucesso dos Beatles. Durante o casamento, Cynthia viveu os desafios de uma vida ao lado de uma estrela do rock, incluindo períodos de tensão devido à fama crescente e ao estilo de vida de John, que envolvia turnês e o uso de drogas.

Após o divórcio em 1968, ela se concentrou em criar Julian e publicou duas autobiografias: A Twist of Lennon (1978) e John (2005), onde compartilha suas memórias e experiências durante os anos com Lennon e o impacto dos Beatles em sua vida. Cynthia faleceu em 2015.

É verdade que Paul McCartney comprou todos os produto do leilão de Cynthia Lennon?

Não. Na verdade, há um exagero na história. É fato que Cynthia Lennon, depois do casamento com John Lennon (que não terminou bem), leiloou algumas cartas que haviam sido escritas por ele. Não foram todas e isso não foi tão recentemente.

A história da “compra” por parte de Paul McCartney se espalhou com força em inglês e, por lá, foi checada pelo site Snopes. De acordo com o artigo de checagem, apenas uma carta foi comprada por ele. Outras, de fato, foram vendidas em leilões.

A história da mensagem de Paul McCartney é real?

Não há nenhuma prova disso. É fato que a carta comprada por Paul McCartney foi devolvida para Cynthia Lennon. Porém, não é possível confirmar que ele tenha dado a “lição de moral” para a ex-mulher de John.

Conclusão

A história é bonita, faz sentido, mas não passa de um boato sem comprovação (quase marcamos como exagerada). Nem Paul McCartney comprou todas as cartas de John Lennon nem a provas de que ele tenha escrito a mensagem em questão.

Boato sem comprovação 👎

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).