Boato – Uma médica revelou a verdade ao dizer que o câncer de mama não existe e devemos esquecer Outubro Rosa
Análise
Em pleno mês do Outubro Rosa, que visa conscientizar para a gravidade da questão do câncer de mama, um vídeo gravado por uma médica “integrativa” começou a circular na internet como um desserviço.
No vídeo, a mulher fala que o câncer de mama não existe. Ela alega que o que ocorre é uma “inflação crônica” que pode ser corrigida com um tratamento com hormônios como progesterona e testosterona. Ela fala, ainda, para que “esqueçam” Outubro Rosa e mamografia. Leia a transcrição:
Câncer de mama não existe sou a Doutora médica integrativa e especialista em Mastologia e ultrassonografia das mamas. Por isso venho falar para vocês que câncer de mama não existe então esqueçam Outubro Rosa esqueçam uma mamografia.
Mamografia vai causar inflamação nas mãos o que eu falo que câncer de mama não existe porque simplesmente o que existe uma inflamação crônica nas mãos que pode ser inflamação da tireoide do rim do fígado em qualquer lugar.
É cálcio nas mãos porque o cálcio vai para as mãos porque ele sai dos Ossos pela desmineralização óssea pela baixa de testosterona baixa de hormônio testosterona, estradiol e progesterona. Então vamos fazer a modulação hormonal vamos repor esses hormônios com a modulação humano baseado no protocolo que tratar faremos de todas as inflamações corporais.
Checagem
O vídeo se espalhou na internet, felizmente, sob (em muitos casos) protestos. Mas para que tudo fique esclarecido, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) Uma médica gravou um vídeo dizendo que o câncer de mama não existe? 2) É verdade que o câncer de mama não existe? 3) Qual é o dano causado por uma declaração desta vinda de uma médica?
Uma médica gravou um vídeo dizendo que o câncer de mama não existe?
Infelizmente, é verdade. O vídeo foi publicado no perfil do Instagram de uma médica que se apresenta como “integrativa” e mastologista. A fala dela gerou, inclusive, reações por parte do Conselho Regional de Medicina do Pará, que publicou a seguinte nota:
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará informa que tomou conhecimento da postagem no Instagram da Dra. Lana Almeida, devidamente inscrita neste CRM, nesta terça-feira (29), e o fato será objeto de apuração por este Regional. Ressaltamos que os procedimentos no CRM-PA tramitam sob sigilo, de acordo com o art. 1º, do Código de Processo Ético-profissional. A Direção.
É verdade que o câncer de mama não existe?
O fato da pessoa que gravou o vídeo ser uma médica não muda em nada um fato que nem deveria ser discutido: o câncer de mama não só existe como é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. Se o problema fosse “apenas” reposição de progesterona para uma inflação, não haveria tantas mortes. Além disso, não seria algo que teria sido descoberto por apenas uma “iluminada” e escondida de todas as outras pessoas.
Qual é o dano causado por uma declaração desta vinda de uma médica?
Há uma enorme dificuldade em se trabalhar com a prevenção e o fomento ao diagnóstico precoce da doença. Uma publicação como essa é um desserviço em diversos níveis. Primeiro, porque vem de uma pessoa que teria, em teoria, o poder se influenciar pelo lugar de fala.
Segundo, porque ensina um caminho mais fácil para algo que, de certa forma é trabalhoso (a mamografia não é um exame dos mais confortáveis). Terceiro, porque vai contra todo o consenso científico de uma situação que já estava pacificada.
Conclusão
É falso que o câncer de mama não exista. A doença é um problema muito enfrentado por mulheres e não deveria ser minimizado por ninguém. A declaração da médica em questão é falsa e ela é passível de punição por entidades de classe.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).