Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Danone negou a informação de que parou de comprar soja produzida no Brasil

Danone negou a informação de que parou de comprar soja produzida no Brasil

Danone parou de comprar soja do Brasil e devemos boicotar os produtos da empresa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Danone parou de comprar soja do Brasil e devemos boicotar os produtos da empresa.

Análise

Uma informação de mercado divulgada há alguns dias gerou uma alvoroço entre membros do agro brasileiro no dia 29 de outubro de 2024.

Uma campanha de boicote a produtos da Danone estava circulando sob a justificativa de que a empresa do ramo de laticínios havia paralisado a compra de soja produza no Brasil por conta de questões ambientais. Leia uma das mensagens que circulam na internet:

Não aos produtos da Danone! A empresa francesa de laticínios Danone anunciou na semana passada que parou de comprar soja do Brasil. Além disso, Jurgen Esser, CFO da empresa, justificou a decisão acusando que agora “só levamos ingredientes sustentáveis conosco.” E ainda faz uma provocação às suas rivais, afirmando que a Danone não está mais exposta ao desmatamento como estão as suas concorrentes.

Como sou um defensor do livre mercado, eu não tenho nada contra a opção da origem da sua matéria prima. A empresa é livre para tal escolha. Mas tenho fortes restrições quando essa decisão é fruto de um marketing enganoso e que denigre o principal produto da pauta de exportação brasileira. A cadeia produtiva da soja movimenta US$ 100 bilhões/ano no Brasil.

Apesar de ser plantada em menos de 4% do território brasileiro, a soja é a principal cultura agrícola do país. Mais ainda, ela ocupa apenas 0,7% do bioma Amazônia (Fonte Conab e MMA). O que a Danone fez foi uma generalização extremamente perigosa, divulgando

Danone anunciou que parou de comprar soja do Brasil e insinua que não há uma única fazenda sustentável no Brasil. NÃO AOS PRODUTOS DA DANONE! INIMIGA DO AGRO BRASILEIRO NÃO MERECE O NOSSO DINHEIRO. LEIA A LEGENDA E COMPARTILHE O MÁXIMO QUE PUDER!

Checagem

Não demorou para a história viralizar na internet e o nome da empresa estar em diversas mensagens. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Qual é o contexto da história que aponta que a Danone parou de comprar soja do Brasil? 2) É verdade que a Danone tenha parado de comprar soja do Brasil? 3) Se é mentira, o que aconteceu para a matéria ter saído em um veículo de mídia com reputação?

Qual é o contexto da história que aponta que a Danone parou de comprar soja do Brasil?

A história surgiu de uma fonte confiabilíssima. Ela veio de uma declaração de ninguém menos do que Jurgen Essen, diretor-financeiro da Danone, em uma entrevista para a agência Reuters. No conteúdo, é dito que ele afirmou que a empresa passou a comprar o grão (utilizado para a alimentação de animais) da Ásia e abandonado o mercado brasileiro.

A matéria sobre o assunto foi publicada em 25 de outubro de 2024. Porém, as reações de entidades ligadas à soja como a Aprosoja só se deu em 29 de outubro de 2024. E isso gerou uma “contrarreação” da Danone.

É verdade que a Danone tenha parado de comprar soja do Brasil?

De acordo com a própria empresa, em comunicado oficial, não. Depois da repercussão negativa sobre o assunto, a Danone do Brasil desmentiu que tenha parado de comprar soja do Brasil. Leia a nota, assinada pelo presidente da Danone Brasil: 

A Danone está há mais de 50 anos no Brasil e investe anualmente em ações que priorizam o apoio e o desenvolvimento de grandes a pequenos produtores locais, incentivando práticas mais sustentáveis em todos os elos da nossa cadeia de fornecimento. Podemos confirmar que a informação veiculada não procede.

A Danone continua comprando soja brasileira em conformidade com as regulamentações locais e internacionais. A soja brasileira é um insumo essencial na cadeia de fornecimento da companhia no Brasil e continua sendo utilizada, sendo a aquisição da maior parte desse volume intermediada pela Central de Compras da Danone, incluindo processos que verificam sua origem de áreas não desmatadas e rastreabilidade.

Se é mentira, o que aconteceu para a matéria ter saído em um veículo de mídia com reputação?

Isso ainda não está clarificado. Há a possibilidade de o CFO ter dado uma informação errada ao repórter da Reuters, de a matéria ter errado ou, ainda, de a própria Danone ter voltado atrás da decisão. De uma forma ou outro, o fato é que a empresa não resolveu “parar” de comprar do Brasil.

Conclusão

Não sabemos a causa, mas sabemos que a informação que aponta que a Danone parou de comprar soja do Brasil não procede. A própria empresa, depois da repercussão sobre o assunto, desmentiu a informação (que veio de um próprio membro da empresa).

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).