Boato – Carlos Drummond de Andrade é autor do texto Desejos, que começa com “para você, desejo o sonho realizado”.
Análise
O ano de 2024 está já chegando em sua reta final. Neste conteúdo, um texto que está sendo atribuído ao poeta Carlos Drummond de Andrade está voltando a viralizar online.
O texto, que seria uma mensagem de fim de ano, teria o nome de “Desejos” e começaria com o trecho “para você, desejo o sonho realizado”. Leia algumas das mensagens que circulam na internet:
“Para você, desejo o sonho realizado. O amor esperado, a esperança renovada. Para você, desejo todas as cores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar.
Para você neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas… Mas nada seria suficiente… Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes…e que eles possam te mover a cada minuto, ao rumo da sua FELICIDADE!” Carlos Drummond de Andrade
Checagem
Há anos, o texto circula há anos na internet. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que Carlos Drummond de Andrade é autor do texto que começa com “para você, desejo o sonho realizado”? 2) Quem é o autor do texto que começa com “para você, desejo o sonhor realizado”? 3) Há outros textos atribuídos falsamente a Carlos Drummond de Andrade?
É verdade que Carlos Drummond de Andrade é autor do texto que começa com “para você, desejo o sonho realizado”?
Não é verdade. Entre os escritos de Carlos Drummond de Andrade não consta o tal texto (que em alguns casos é chamado de Desejos). Mais do que isso, a própria responsável pelo site oficial do “Poetinha” desmentiu em publicação feita nesta página em 2010 que o texto seja de Carlos Drummond de Andrade. Não bastasse, o texto tem um autor conhecido.
Quem é o autor do texto que começa com “para você, desejo o sonho realizado”?
Na realidade, é autora. Quem criou o texto ou, pelo menos, a maioria dos versos antes de ele ser modificado é a escritora Vilma Galvão. Ela também já afirmou que o texto em questão e, ainda, se chamava “Feliz Ano novo”.
Há outros textos atribuídos falsamente a Carlos Drummond de Andrade?
Há, pelo menos um texto que o Boatos.org já desmentiu e foi falsamente atribuído ao poetinha. É um texto que seria elogioso ao período da Ditadura Militar (o que é mais absurdo ainda do que a história de hoje). Ele pode ser lido aqui.
Conclusão
É falso que o texto Desejos seja de Carlos Drummond de Andrade. O texto é de outra pessoa e foi falsamente atribuído ao escritor.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).