Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Não há provas e nem lógica de que filme Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, seja do diabo e contra os cristãos

Não há provas e nem lógica de que filme Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, seja do diabo e contra os cristãos

Filme Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, deve ser boicotado porque vai contra os cristãos e é do diabo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O filme Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, deve ser boicotado porque vai contra os cristãos e é do diabo.

Análise

A estreia do filme A Arca de Noé, que é uma releitura de um clássico poema de Vinicius de Moraes, gerou muita expectativa nos cinemas brasileiros. Porém, também gerou algumas críticas na internet.

Circula um alerta nas redes sociais, especialmente em grupos de pais cristãos, desencorajando famílias a assistirem ao filme A Arca de Noé. A mensagem viral lista cenas controversas e faz acusações de que o filme desrespeita a religião. Tudo leva a crer que o filme seria “do diabo”. Leia:

Papais e mamães cristãos, *NÃO* levem seus filhos para ver o filme A Arca de Nóe no cinema, nem deixem eles verem.… vou relatar um pouco dos absurdos para vcs entenderem.. 1- Quando Deus da as intruções a Noé de como fazer a Arca, Noé pergunta a ele, como *Diabos* vou fazer isso? Deus responde, se vira *cabloco.* 2- Noé comunica sua esposa e neta que Deus mandou levar na Arca um casal de cada espécie, sua neta *questiona a Deus* dizendo que Deus não deve estar bem da cabeça, isso é um absurdo e as famílias *LGBTQIA+.*

3- Na casa de Noé tem a cabeça de uma *caveira* como decoração. 4- Noé é retratado como um bobalhão, eu diria até *lunático.* Ele usa uma roupa parecida com a de um mago. 5- O *Leão* ordena as *serpentes* a roubarem os convites para ele entrar na Arca, chegando na Arca ele começa uma disputa de lugar, segrega os elefantes por serem *gordos.* 6- Um animal que não me lembro agora fala *amiges e incentiva o nudes*. 7- Os animais falam para cantarem uma música para *animar os espiritos.*

Checagem

Tem muita coisa que é opinião, mas opinião enviesada também merece ser analisada. Por isso, vamos fazer a checagem respondendo às seguintes questões: 1) O que podemos falar sobre o filme A Arca de Noé, baseado no livro de Vinícius de Moraes? 2) O filme A Arca de Noé é “anti-cristão” ou de caráter ofensivo? 3) Os trechos citados no alerta viral realmente atentam contra a religião cristã?

O que podemos falar sobre o filme A Arca de Noé, baseado no livro de Vinícius de Moraes?

A Arca de Noé é uma animação inspirada na obra de Vinícius de Moraes, adaptada para crianças com um viés educativo e lúdico. Os versos originais começaram a serem publicados em 1970. Em 1980, um musical póstumo (Vinicius de Moraes havia morrido naquele ano) foi lançado. Agora, um filme foi lançado com base na obra.

O filme A Arca de Noé é “anti-cristão” ou de caráter ofensivo?

Nunca houve, até a publicação deste texto, de caráter radical, qualquer crítica neste sentido contra a obra. O filme segue a linha das produções infantis e culturais, sem qualquer menção pejorativa à religião cristã. Por mais que alguns trechos possam ter uma linguagem mais coloquial (até como estratégia retórica para tornar a obra mais acessível), não há nada que atente contra os cristãos.

Os trechos citados no alerta viral realmente atentam contra a religião cristã?

É difícil precisar. O que pode ser ofensivo para algumas pessoas pode não ser ofensivo para outras. Mesmo assim, é possível ver que há um ilação (com uma tremenda má vontade) com a obra.

Conclusão

O alerta sobre o filme A Arca de Noé é um boato sem comprovação. A obra, baseada no texto de Vinícius de Moraes, é uma releitura poética voltada ao público infantil, sem qualquer conteúdo que possa ser considerado desrespeitoso para cristãos ou anti-religioso. Até este texto circular online, ninguém havia reclamado que o “diabo” estaria tomando conta da obra.

Boato sem comprovação 👎

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).