Boato – O “homem bomba” Francisco Wanderley Luiz tirou uma foto com Bolsonaro antes de atacar sede do STF em Brasília.
Análise
O ataque realizado por Francisco Wanderley Luiz (conhecido também como Tiü França) à sede do STF e que resultou na morte do mesmo tem gerado diversas discussões na internet. Uma das postagens acusa frontalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo ataque.
Nas imagens, um homem parecido com Francisco Wanderley Luiz aparece junto com o prefeito eleito de Cuiabá e o próprio Bolsonaro em uma lanchonete. Junto à foto, é dito que o homem seria o autor do ataque (chamado de homem bomba). Leia:
Versão 1: Olha o Homem bomba, comendo com Bolsonaro, um vídeo, uma foto, vale que mil palavras… Versão 2: Esse do meio é o homem bomba de Brasília Versão 3: Quer saber se Bolsonaro conhecia o homem-bomba de Brasília? Veja a foto.
Checagem
A imagem se espalhou entre muitos perfis de pessoas contrárias a Bolsonaro e vinham junto com acusações de planejamento do ataque por parte do ex-presidente. Para checar o conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) É verdade que o homem bomba Francisco Wanderley Luiz tirou a foto em questão com Bolsonaro? 2) Qual é a origem da imagem que está viralizando na internet? 3) Há alguma foto de Francisco Wanderley Luiz, o homem bomba, com Bolsonaro?
É verdade que o homem bomba Francisco Wanderley Luiz tirou a foto em questão com Bolsonaro?
Não. Apesar de o homem que aparece na imagem com Bolsonaro e Abílio Brunini se parecer com Francisco Wanderley Luiz, não se trata da mesma pessoa. Isso é explicado com a origem da foto e também com o histórico de Tiü França e o ex-presidente.
Qual é a origem da imagem que está viralizando na internet?
O homem que está na imagem é Joilton Padilha. Ele é dono de uma lanchonete de Cuiabá chamada Padilha Lanches. A imagem em questão foi publicada nas redes sociais da empresa e o próprio homem desmentiu a fake news em vídeo.
Há alguma foto de Francisco Wanderley Luiz, o homem bomba, com Bolsonaro?
Apesar de Francisco Wanderley Luiz ter concorrido a vereador pelo PL em 2020 (na época, Bolsonaro ainda não havia se filiado ao partido) e ser admirador do ex-presidente, não há nenhuma imagem que mostre os dois juntos.
Conclusão
É falso que o homem que esteja com Jair Bolsonaro em uma imagem seja o “homem bomba” de Brasília. A pessoa é um empresário de Cuiabá e não há registros de Francisco Wanderley Luiz com o ex-presidente.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).