Boato – O texto Viva a Medicina, sobre encontro em motel, é de Luis Fernando Verissimo.
Análise
Quem acompanha o Boatos.org sabe que Luis Fernando Verissimo, conhecido por seus textos sarcásticos e crônicas bem-humoradas, frequentemente é vítima de atribuições errôneas de autoria.
Hoje, vamos falar de mais uma destas histórias. Trata-se de um texto intitulado “Viva a Medicina” ou “Homem e Mulher na Cama do Motel”. Leia o conteúdo que está sendo atribuído a ele:
Veríssimo é demais!! HOMEM E MULHER NA CAMA DO MOTEL: Um HOMEM e uma MULHER estão na cama do motel. Já haviam travado a esperada luta e tragavam os seus respectivos cigarros: ELE: – Esses seus PEITOS… Incrível como podem estar tão FIRMES, sendo que você já deve estar beirando os TRINTA??? ELA: – QUARENTA!!! 200 ml de silicone de cada lado. ELE: – Viva a MEDICINA!!! ELA: – Gostei deste seu SORRISO… É o seu charme??? ELE: – 32 dentes IMPLANTADOS. Mais de 16 horas na CADEIRA do dentista. ELA: – Viva a ODONTOLOGIA!!!
ELE: – Gostei dos seus CABELOS. São NATURAIS, não é mesmo??? ELA: – APLIQUE. Estavam curtinhos. Não quis esperar crescerem. Mas os seus são??? ELE: – INTERLACE!!! Nem dá para perceber. Posso até NADAR com eles. ELA: – Há mais de duas horas nós estamos TRANSANDO e você ainda não BAIXOU o MASTRO. Como consegue???É VIAGRA??? ELE: – PRÓTESE!!! Depois que acaba é só DOBRAR. ELA: – Pensei que fosse pura EXCITAÇÃO… esse clima… o calor… ELE: – Mas fiquei EXCITADO, juro… Também, com esse seu BUNDÃO??? ELA: – SILICONE!!! Nas BATATAS da perna também tem um pouco. ELE: – Onde mais você já MEXEU??? ELA: – PÁLPEBRAS, MAÇÃS do rosto, QUEIXO, PESCOÇO, LIPO na barriga, CULOTES, CINTURA, BOTOX, LIFTING… e também fiz a PRECIOSA… ELE: – Você quer dizer… o VULCÃO… ELA: – Exatamente!!! ELE: – O que você fez??? PERÍNEO??? ELA: – Não, MUDANÇA DE SEXO. O meu nome é VALDEMAR!!! Luiz Fernando Veríssimo
Checagem
Não é a primeira e nem a última vez que vamos ter que desmentir um texto falsamente atribuído ao escritor gaúcho. Para checar o conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) A história “viva a medicina” foi escrita por Luis Fernando Verissimo? 2) Quem é o autor da história “viva a medicina”? 3) Há outros textos falsamente atribuídos a Luis Fernando Verissimo?
A história “Viva a Medicina” foi escrita por Luis Fernando Verissimo?
Não. O texto não é de autoria de Luis Fernando Verissimo. Não consta na lista de textos escritos pelo autor qualquer texto com esta descrição (ainda que ele escreva algumas crônicas sobre a vida cotidiana). Além disso, versões antigas do texto não carregam a sua assinatura.
Quem é o autor da história “Viva a Medicina”?
O texto surgiu anonimamente na internet e começou a circular em blogs e fóruns na década de 2000, sem nenhuma autoria definida. Uma das versões mais antigas data de 2004 e foi publicada sem qualquer menção a Verissimo. A atribuição a ele veio posteriormente, como ocorre frequentemente com textos falsos na internet.
Há outros textos falsamente atribuídos a Luis Fernando Verissimo?
Sim, diversos textos humorísticos ou com tom irônico são atribuídos indevidamente a ele. O Boatos.org já desmentiu alguns deles. Um exemplo é “Pressão”, que fala sobre remédios e governo. Há também “O fim da árvore genealógica”, um texto sobre desilusões familiares. E, ainda, há políticos sobre Jair Bolsonaro, repletos de críticas que não condizem com o estilo do autor.
Conclusão
A história humorística “Viva a Medicina” não foi escrita por Luis Fernando Verissimo. Assim como muitos textos populares da internet, ela surgiu de forma anônima e foi indevidamente atribuída ao escritor devido ao seu estilo irônico característico. No final, é mais uma fake news que circula online.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).