Boato – Foto de criança jogando pedra em policial do Bope foi compartilhada com a frase “cada curtida, uma pedrada” na internet.
Na primeira semana de novembro de 2015, a decisão da Justiça de não indiciar os policiais responsáveis pela morte do menino Eduardo de Jesus. A decisão causou polêmica e até a Anistia Internacional repudiou a decisão. Mas na internet algumas pessoas tentaram achar, indiretamente, justificativas.
Nessa mesma semana, uma foto começou a ser publicada em páginas de direita no Facebook. Junto a imagem, um texto dizia que o administrador da página tinha visto a foto com a legenda “cada curtida, uma pedrada”. De acordo com a página, eram pessoas pedindo a morte de um policial em serviço. Veja a foto e leia o texto:
Vi essa foto sendo postada com a legenda “cada curtida, uma pedrada”. Pessoas criminosas pedindo a morte de um policial em serviço (morte sim, pois levar uma pedrada e cair daquela altura, ficando temporiamente sem movimentos e vulnerável em um terreno hostil com dezenas ou centenas de traficantes fortemente armados, é morte certa).
Aí fico pensando: a nossa população é tão insana que elege quem nos rouba, idolatra quem nos despreza, desvaloriza quem nos ensina e prega o ódio a quem nos protege. TUDO ERRADO! Completa inversão de valores. Nojo do que acontece em meu país….
Independentemente da pessoa ser a favor da ação policial em áreas mais vulneráveis, o fato é que a imagem é falsa. A imagem do policial “voando” sem o menino na cena já circula na internet há um bom tempo.
Resolvido isso, tentamos descobrir se a tal história de “cada curtida, uma pedrada” procedia. Porém, não encontramos (até o momento) nenhuma postagem de que falava isso. O que nos leva a crer que a história também foi inventada pela página que publicou a foto na internet.
Conclusão: não tem foto alguma de criança jogando pedra em policial do Bope. O que há é uma montagem na imagem do policial coincidentemente na mesma semana em que uma decisão polêmica sobre o assunto saiu na mídia.
PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Fausto Albuquerque. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.