Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Site negacionista lançou mais uma fake news sobre Japão e vacina contra Covid-19

Site negacionista lançou mais uma fake news sobre Japão e vacina contra Covid-19

Japão declarou vacina contra Covid-19 como droga mais mortal da história, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O Japão declarou a vacina contra Covid-19 como droga mais mortal da história.

Análise

Há um nicho específico entre as pessoas que espalham desinformação na internet: o que cria relação entre a vacina contra a Covid-19 e o Japão.

Agora, circula nas redes sociais uma alegação de que o Japão, por meio de seus cientistas, teria declarado que as vacinas de mRNA contra a COVID-19 são a droga mais letal já criada. O texto, amplamente compartilhado, sugere que há uma posição oficial do país criticando essas vacinas e levantando preocupações sobre seus supostos perigos. Leia uma das mensagens que viralizou na internet:

Japão nomeia oficialmente a vacina de mRNA contra COVID como “droga mais mortal da história da humanidade” . Em uma declaração surpreendente, cientistas japoneses rotularam as vacinas contra a COVID-19 como o medicamento mais mortal da história da medicina,

Checagem

A história, mesmo sendo mais uma fake news batida, viralizou entre negacionistas. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Japão disse que a vacina mRNA contra a Covid é a droga mais mortal da história? 2) Como surgiu a história que fala da vacina? 3) Já outras fake news envolvendo vacinas e o Japão?

O Japão disse que a vacina mRNA contra a COVID-19 é a droga mais mortal da história?

Não. A história que está circulando na internet não passa de mais uma fake news que envolve o Japão e as vacinas. Não há nada sobre o governo japonês ou cientistas representando o país tenham feito qualquer declaração oficial semelhante ao que é descrito no boato. O Japão, na verdade, promoveu campanhas de vacinação em massa, destacando os benefícios das vacinas na redução de casos graves e mortes pela COVID-19.

Como surgiu a história que fala da vacina?

O boato surgiu em sites conhecidos por compartilhar desinformação e conteúdo negacionista que inventam declarações atribuídas a autoridades ou países, como o Japão, para validar seus argumentos antivacina. Assim como em outros casos, a história surgiu em inglês e foi traduzida posteriormente para a língua portuguesa.

Já houve outras fake news envolvendo vacinas e o Japão?

Sim, boatos relacionados ao Japão e às vacinas contra a COVID-19 são recorrentes. Aqui estão alguns exemplos: Japão alertou Bill Gates sobre vacinas contendo medicamentos abortivos, nanobots foram encontrados em vacinados no Japão, ministro japonês pediu desculpas aos não vacinados pela vacinação em massa e Japão se posicionou contra a OMS e vacinas da COVID-19.

Conclusão

A afirmação de que o Japão declarou as vacinas de mRNA contra a COVID-19 como a droga mais mortal da história é falsa. Não há declarações oficiais, científicas ou governamentais japonesas nesse sentido. Trata-se de uma fake news parecida com outras que já desmentimos na internet.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).