Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > Cinco textos mais lidos do Boatos.org em 2024

Cinco textos mais lidos do Boatos.org em 2024

Cinco textos mais lidos do Boatos.org em 2024

Confira a retrospectiva de 2024 das fake news

Na 4ª parte da retrospectiva das fake news de 2024, vamos listar quais foram os cinco textos mais lidos no ano no Boatos.org. 

Nem sempre os boatos que mais nos impactam são os mais lidos (na verdade, isso é exceção). A explicação é simples: mesmo que o Boatos.org seja (e é em muitos casos) o primeiro a desmentir desinformações importantes que surgem na internet, nem sempre é o único.

Outros sites e até mesmo as fontes citadas acabam, no caso de fake news conhecidas, desmentindo as histórias falsas. A partir daí, a gente acaba “dividindo” a audiência com outros sites. Isso explica o fato de os textos mais lidos não estejam em outras listas.

Neste sentido, os textos mais lidos foram o que, pelo menos por algum tempo, ficamos como “exclusivos” no desmentido. Na lista, entraram situações relacionadas ao cotidiano e alertas de golpes. Vamos à lista:

1) Ao contrário do que sugerem publicações, látex não é um dos ingredientes do chocolate fabricado no Brasil

Mais ou menos no meio do ano, uma série de conteúdos gravados em supermercados começaram a viralizar na internet. Nele, pessoas que buscavam cliques e visualizações em redes sociais como o TikTok gravaram vídeos apontando que o chocolate vendido no Brasil tinha látex na composição.

A prova seria a embalagem que apontava “pode conter látex”. Foram citadas diversas marcas e até o nome de Bill Gates. Na ocasião, o Boatos.org desmentiu o fake (explicamos o significado do que estava na embalagem) e este foi o texto mais lido do ano com 108 mil visualizações. Leia:

Ao contrário do que sugerem publicações, látex não é um dos ingredientes do chocolate fabricado no Brasil

2) Saidinha de Natal de 2024 será a última saída temporária de presos e 50 mil vão estar nas ruas?

O segundo lugar da lista é de um artigo escrito em dezembro de 2024 que, na realidade, era uma releitura de outras fake news que já foram desmentidas. Durante todo o ano, após a aprovação de uma lei que vetada a saída temporária de presos, circulou um alerta de que seria a “última saidinha” e que os bandidos estariam sedentos por roubar.

O desmentido da “saidinha de Natal” (que nada mais era do que a mesma versão de outros desmentidos) teve mais de 85 mil visualizações e foi o segundo mais lido do ano:

Fake news sobre última saidinha dos presos volta a circular no contexto do Natal

3) Amazon dá plano vitalício do Prime e Alexa grátis em site anunciado em redes sociais?

Os golpes ganhavam um novo mecanismo em 2024. Enquanto nos outros anos, os principais golpes eram aqueles que pediam “compartilhamento no WhatsApp” e poderiam roubar dados. Agora, o modus operandi é mais sofisticado.

Primeiro, os golpistas criavam anúncios em redes sociais como o Facebook, Instagram e YouTube. Depois disso, criavam conteúdo com IA e sites falsos com pedidos de pagamento. Um destes golpes citavam uma assinatura vitalícia da Amazon. Desmentimos este fake em maio deste ano e ele foi o terceiro mais lido com 77 mil visualizações. Relembre:

Golpe cita nome da Amazon e “oferece” plano vitalício mais Alexa grátis

4) Olympikus está dando desconto em tênis Corre Grafeno em campanha de Novembro Azul?

O quarto lugar da lista também foi um desmentido de um golpe. Desta vez, o Boatos.org desmentiu uma história falsa que aponta que a Olympikus estaria dando um tênis Corre Grafeno por conta do Novembro Azul.

Em outubro, o Boatos.org já havia desmentido uma fake news sobre um tênis de Outubro Rosa que havia sido bem acessado. Este desmentido do Novembro Azul da Olympikus teve 72 mil visualizações e ficou em quarto lugar. Relembre:

Golpe que cita o nome da Olympikus fala, agora, de desconto em tênis do Novembro Azul

5) Ana Castela descobriu novo investimento, contou em entrevista para Danilo Gentili e foi processada pelo Banco do Brasil?

O quinto lugar da nossa lista é relacionado a um golpe manjado. O nome de Ana Castela foi utilizado de forma indevida para promover um falso investimento. Ao todo, tivemos mais de 71 mil visualizações com esta história. Relembre detalhes no link:

Golpe sobre “investimento” usa falsa entrevista de Ana Castela a Danilo Gentilli e “processo” do Banco do Brasil

Confira a lista de conteúdos da retrospectiva 2024 das fake news no Boatos.org

29/12 – Retrospectiva 2024 das fake news – Boatos.org

30/12 – O melhor de 2024 no Boatos.org, por Kyene Becker

30/12 – O melhor de 2024 no Boatos.org, por Edgard Matsuki

31/12 – Os cinco textos mais lidos de 2024 no Boatos.org

31/12 – Texto de final de ano do Boatos.org