Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Não existe ranking de QI de torcidas com Flamengo em último lugar

Não existe ranking de QI de torcidas com Flamengo em último lugar

Ranking de QI de torcidas com Flamengo em último lugar é real, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Há um ranking de QI de torcidas brasileiras com Flamengo em último lugar e São Paulo em primeiro.

Análise

Vez ou outra, surge nas redes sociais um “ranking” que supostamente compara a inteligência dos torcedores brasileiros com base no QI. Em sua versão mais conhecida, o São Paulo Futebol Clube aparece na liderança, enquanto o Flamengo está em último lugar.

Esse conteúdo acaba gerando discussões acaloradas entre torcedores e também serve como base para memes e provocações (principalmente, quando alguém publica algo não muito inteligente na internet). Leia:

torcidas mais inteligentes do Brasil com base no QI 1º São Paulo 108 DE QI 2º Coritiba 106 3º Athletico 106 4º internacional 104 5º Grêmio 103 6ºPalmeiras 100 7º Atlético 100 8º Cruzeiro 99 9º Santos 94 10º Fluminense 93 11º Botafogo 91 12º Corinthians 89 13º Vasco 88 14º Flamengo 87

Checagem

O conteúdo em questão causou muitas discussões e indignação em redes sociais. Vamos esclarecer os principais pontos analisando as seguintes perguntas: 1) Há um ranking de QI de torcidas com o São Paulo em primeiro e o Flamengo em último? 2) No que o ranking de QI de torcidas pode ter se baseado? 3) Os torcedores do Flamengo são os mais burros?

Há um ranking de QI de torcidas com o São Paulo em primeiro e o Flamengo em último?

Não, não existe um estudo ou levantamento que justifique a existência de um ranking de QI de torcidas. Além disso, a publicação não apresenta qualquer fonte confiável ou metodologia científica para justificar tais números. Além disso, algumas versões do ranking trazem diferentes lideranças, como Internacional ou Grêmio, demonstrando inconsistência no conteúdo.

No que o ranking de QI de torcidas pode ter se baseado?

O conteúdo não possui nenhuma base científica ou estatística. Na maioria dos casos, trata-se de um meme ou montagem para ironizar comportamentos ou situações vividas por torcedores. A inclusão de números aleatórios tenta dar credibilidade à farsa, mas não há qualquer metodologia ou referência que justifique os dados.

Os torcedores do Flamengo são os mais burros?

Não, essa afirmação não tem fundamento algum. A categorização de inteligência baseada em times de futebol é preconceituosa e serve apenas para alimentar rivalidades.

Generalizar comportamentos ou características individuais de milhões de torcedores é algo absurdo e reflete o elitismo e preconceito em tais conteúdos (ainda mais quando clubes do Sul do Brasil ou de torcedores com nível socioeconômico maior estão entre os mais inteligentes).

Conclusão

O ranking que supostamente classifica torcedores com base em seu QI é falso. Trata-se de um conteúdo criado como meme ou provocação e não tem base científica ou factual. Se for para brincar, tá beleza. Mas não se ache mais inteligente apenas porque escolheu um time em questão.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)